Campus e Comunidade

IST Press publica 3ª edição do livro “Lean Six Sigma. Para Qualquer Negócio”

Da autoria de Ricardo Anselmo de Castro, o livro “Lean Six Sigma. Para Qualquer Negócio” vai já na sua 3ª edição.

A IST Press publicou a 3ª edição do livro “Lean Six Sigma. Para Qualquer Negócio”, de Ricardo Anselmo de Castro.

A Lean Six Sigma é uma estratégia de negócio que tem vindo a ser difundida, aplicada e desenvolvida, ao longo dos anos, não apenas nas empresas de maior renome mundial mas, felizmente, em organizações de menor dimensão. Com um grande foco na eficácia e eficiência dos processos, produtos e serviços, a Lean Six Sigma diz o quê e como fazer para aumentar, de forma substancial, a riqueza, através de um pensamento claro, lógico e factual. Longe de estar amplamente divulgada, e muito menos enraizada, é de capital importância ganhar consciência do desperdício que nos rodeia e de quanto perdemos, diariamente, por as coisas não correrem como o esperado; seja do ponto de vista do cliente, do colaborador ou do acionista.

Com o intuito de criar um sonoro insight no leitor, o livro divide-se em seis capítulos e um estudo de caso real. Após ser explanado o propósito do texto e descrito o panorama nacional atual, por notícias trazidas pela imprensa, o terceiro, quarto e quinto capítulos são dedicados à Lean Six Sigma, tanto em termos concetuais, como através de poderosos exemplos, sejam um hospital público português, a indústria automóvel, ou até uma praça de táxis. De igual modo, a gestão da mudança é analisada de forma pertinente, a partir de valiosas ferramentas. O último capítulo remete o leitor para as considerações finais, em jeito de síntese, reforçando os conceitos anteriores e sublinhando que a mudança para um mundo melhor começa em cada um de nós.

Dos gestores de topo aos jornalistas, dos engenheiros da qualidade aos supervisores de produção, da logística à saúde ou do ensino ao pensamento científico, Lean Six Sigma – Para Qualquer Negócio é o primeiro livro em português europeu que mostra a simbiose de duas estratégias de negócio outrora independentes – uma proveniente do Japão e a outra dos Estados Unidos.

Contacto:ist-press@tecnico.ulisboa.pt