“Como é trabalhar na McKinsey?”, a procura da resposta para esta e outras perguntas levou mais de 160 alunos a participarem na sessão de apresentação virtual da McKinsey & Company, esta quarta-feira, 11 de novembro. Do outro lado do ecrã, a tornar a mensagem mais familiar, estiveram 6 antigos alunos do Técnico que pertencem, hoje em dia, aos quadros da consultora: Nuno Meneses, Associate Partner, Joana Silva, Engagement Manager, Eduardo Mendonça, Senior Specialist, Beatriz Gamito, Recent hire, Pedro Castel-Branco, Engagement Manager, e David Tavares, também Engagement Manager na consultora.
O vice-presidente do Técnico para as Ligações Empresariais e Operações, professor Pedro Amaral, participou na sessão e na sua breve intervenção salientou a importância destas sessões para “conectar os alunos e as empresas”. “Estes encontros permitem aos alunos ter uma noção daquilo que as empresas procuram, das áreas em que atuam, das oportunidades que têm para oferecer e para poderem ir percebendo o que gostariam de fazer no futuro”, referia.
Para começar, os estudantes dos vários cursos presentes na sessão foram desafiados a partilhar o conhecimento que tinham acerca da consultora as expectativas que os encaminharam até à sessão.
David Tavares ficaria responsável por dar a conhecer a consultora através de uma apresentação mais genérica da McKinsey, evidenciando as oportunidades únicas oferecidas pela empresa, o investimento feito em conhecimento, enumerando as áreas em que atua e os desafios diversos em que os alunos terão oportunidade de trabalhar caso se juntem à consultora no futuro. “No total somos mais de 30 mil, e cerca de 100 no escritório de Lisboa. Em Portugal apoiamos 15 das 20 maiores empresas, ajudando-as a alcançar melhorias nas suas performances e a resolver os seus problemas”, revelava o Engagement Manager.
As dinâmicas de trabalho, a oportunidade de aprendizagem permanente, a diversidade de áreas e projetos em que têm oportunidade de trabalhar, a preparação e a rede de contactos fornecida pela empresa, e ainda o valor atribuído aos graduados do Técnico foram apenas alguns dos tópicos que pautaram o alinhamento da sessão.
Refletindo a recetividade à informação e também o interesse na consultora, foram muitas perguntas que invadiram o chat da plataforma Zoom ao longo da sessão. Os processos de recrutamento, o ambiente da consultora, a forma como a empresa se adaptou ao teletrabalho foram alguns dos pontos mais questionados pelos estudantes.
Frisando o orgulho enquanto antigo aluno por percecionar esta ligação com as empresas que o Técnico tem desenvolvido nos últimos anos, Nuno Meneses partilharia a sua experiência na consultora ajudando a desmistificar algumas conceções em torno da consultoria através do seu percurso. “Na McKinsey eu encontrei um lugar onde posso continuar a evoluir, continuar a trabalhar a minha formação em engenharia, onde eu posso resolver problemas diversos”, afirmava o Associate Partner. “Além disso, também descobri que a McKinsey é uma espécie de grande família, onde encontrei muitos mentores, muitas pessoas a quem posso pedir e dar conselhos sobre como melhorar o trabalho que fazemos, e isso é espantoso”, adicionou o antigo aluno.
Ao explicar aquilo que mais o entusiasma na sua carreira, Nuno Meneses sublinhou que a McKinsey é um sítio onde há “oportunidade de continuar a usar o pensamento crítico que o Técnico desenvolve nos seus alunos” e onde as competências são permanentemente renovadas e expandidas em “tópicos que são relevantes para mim como engenheiro, mas também para mim enquanto indivíduo que pertence a uma sociedade mais ampla”, vincou.