Mais de 600 alunos já passaram pelas Jornadas de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

A 17ª edição das JEEC invadiu o átrio do Pavilhão Central do Técnico e oferece aos alunos várias atividades.

Quem veio esta semana ao Pavilhão Central do Instituto Superior Técnico certamente reparou na exposição tecnológica que o ocupou, sendo esta apenas uma das várias atividades que as Jornadas de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores(JEEC) oferecem. Entre 6 e 9 de Março, os estudantes do Técnico puderam contactar com uma mostra de mais de trinta empresas que se foram alternando ao longo dos dias. O último dia das Jornadas, o dia 10, será reservado para uma atividade de networking no mesmo local.

Com parceiros como a Microsoft, EDP, Vodafone, KPMG ou a Delloite, o evento organizado pelo Núcleo de e Estudantes de Eletrotécnica e Computadores do Instituto Superior Técnico (NEECIST) oferece um conjunto de atividades que não se esgota na exposição. Palestras, workshops e ainda sessões de “Matchmaking” fazem parte das ofertas. Uma das coordenadoras da organização, Mafalda Benido, explica que o facto de estas jornadas serem organizadas totalmente pelos alunos, “com alguma ajuda dos professores” influencia diretamente a sua estrutura, uma vez que “temos bem presente aquilo que os alunos querem e procuram nestas atividades”.

Cerca de 600 alunos passaram até esta quinta-feira nas Jornada de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, adianta a organização. Muitos deles “vêm à procura de uma oportunidade de fazer os primeiros contatos com o mercado de trabalho, procurar estágios de Verão ou perceber quais são as competências que as empresas mais procuram”, esclarece Mafalda. O objetivo da organização passa por “quebrar o gelo entre as empresas, o mercado de trabalho e os alunos, e ainda complementar a formação que o Técnico nos oferece”, afirma a coordenadora do evento.

Em simultâneo com a exposição tecnológica decorrem várias sessões de “matcmaking”, workshops e palestras. No dia 8 de Março, o “Chief Technology Officer – Safe Identity” do Grupo de Segurança da Intel, Richard Reiner, falou acerca da violação da segurança e das ameaças baseadas no roubo de “passwords”, numa palestra que encheu o Salão Nobre.

As JEEC têm ainda uma componente lúdica que pretende envolver os alunos nas várias atividades. Entre jogos, um circuito pelas bancas e a submissão do CV numa plataforma criada para o efeito, os participantes podem habilitar-se a ganhar vários prémios.