Montra de jogos destaca diversidade de projetos estudantis

No passado 19 de junho realizou-se, no campus Taguspark, a 16.ª edição da Montra de Jogos (MOJO), organizada pelo Laboratório de Jogos do Técnico.

O Laboratório de Jogos organizou mais uma edição da Montra de Jogos (MOJO), no átrio do Campus Taguspark. Pela 16.ª vez, entusiastas e amantes da área tiveram a oportunidade de experimentar jogos desenvolvidos pelos estudantes do Técnico, ao longo do último ano letivo.

Este ano, a iniciativa deu a conhecer doze projetos desenvolvidos pelos estudantes na disciplina de Metodologia de Desenvolvimento de Jogos, integrada no Mestrado de Engenharia Informática e de Computadores. Os jogos expostos foram também avaliados pelos professores da unidade curricular em questão. Este evento contou ainda com a exibição de sete jogos elaborados por convidados do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID), do Núcleo de Estudantes GameDev Técnico e de outros estudantes que desenvolveram teses ou projetos nesta temática.

Pedro Bento, estudante de mestrado em Engenharia Informática e de Computadores, apresentou o o jogo que desenvolveu como parte da sua tese. “Trouxe o jogo para perceber se as pessoas aderem ao meu estudo e assim angariar resultados”. Neste, os jogadores tinham a possibilidade de interagir com vários parceiros de inteligência artificial e analisar de quais gostaram mais e porquê.

“Ao ver as pessoas a jogar o nosso jogo presencialmente e ter este propósito de não dar indicações, conseguimos perceber a visão delas sobre o nosso conteúdo. Quando fazemos um jogo imaginamos o que as pessoas vão sentir e é interessante ver se essas expectativas são correspondidas”, comentou Carolina Brás, estudante do 1.º ano do mestrado.

Para além do teor educativo, o evento também estabelece uma ponte entre o Técnico e a indústria de jogos, dando às empresas a oportunidade de ver um produto concreto que reflete as capacidades dos estudantes do Técnico.

“Recebemos várias empresas da indústria, que vão passando de jogo em jogo e selecionam os que gostam e se identificam mais. É uma experiência bastante enriquecedora onde são partilhadas muitas ideias e conhecimentos entre participantes e visitantes” reforçou Carolina Brás.

Anualmente, a Montra de Jogos promove o valor dos jogos, não só o seu desenvolvimento, mas também as vantagens de os introduzir no dia a dia. Esta iniciativa nasceu em 2007 a partir da necessidade de expor os jogos à comunidade, uma vez que não existia nenhum evento neste formato.