MOOC Técnico: Dynamic Energy Budgets 1_2019

Este curso fornece o enquadramento para a modelação do metabolismo ao nível do organismo, cobrindo a totalidade do ciclo de vida, usando a teoria “Dynamic Energy Budge (DEB)” que é aplicável a todas as espécies. Quantifica, passo a passo, todos os processos metabólicos relevantes, tais como a ingestão, assimilação, crescimento, manutenção, desenvolvimento e reprodução.

Com a teoria DEB, o metabolismo dos indivíduos de espécies diferentes, pode ser modelado em função da alimentação, temperatura e outras variáveis ambientais tais como tóxicos, hipóxia, salinidade, etc. Os modelos DEB são ferramentas poderosas que permitem prever o impacto das alterações climáticas, os impactos do derrame de um tóxico e as condições ambientais que permitem optimizar os produtos da aquacultura e agricultura, entre outros.

Esta edição do curso será também parte integrante do Sixth International Symposium and Thematic School on DEB theory for Metabolic Organization (DEB2019). Este curso internacional inclui igualmente uma componente prática que será lecionada em Brest, França.

• Público-alvo
    Este curso tem como audiência alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino superior e investigadores que queiram aprender sobre os aspetos quantitativos e qualitativos da organização metabólica dos seres vivos.
  • Início/Fim do curso
    Data de início do curso: 24 de janeiro de 2019
    Data de fim do curso: 7 de março de 2019
  • Inscrições
    Data de início de inscrições: 24 de setembro de 2018
    Data de fim de inscrições: 8 de fevereiro de 2019.

Mais informações.