Transformar ideias científicas inovadoras em impacto na sociedade – esta é a tradição do Lab2Market, evento que deu início à sua nona edição com uma sessão de informação realizada a 21 de janeiro, no Museu de Civil.
O Lab2Market@Técnico é um programa de aceleração de inovação gratuito concebido, com o apoio da NTT-Data, para ajudar os participantes a transformar investigação e ideias inovadoras em soluções aplicáveis, promovendo a criação de valor e impacto na sociedade. Durante o programa, os participantes têm acesso a workshops especializados, mentoria personalizada e oportunidades de networking.
A abrir a sessão, Pedro Amaral, vice-presidente do Técnico para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo, destacou o papel crucial do programa na evolução do ecossistema de inovação no Técnico. “O Lab2Market está profundamente ligado às nossas origens”, afirmou o docente. “Teremos cada vez mais iniciativas no Técnico que crescem e se desenvolvem graças a programas como este, que causam o primeiro impacto”, prometeu, aproveitando para agradecer à NTT Data e à equipa da I-deals, que ano após ano dão vida a este programa.
Pedro Fonseca, Head of University Relations and Digital Upskill da NTT Data Portugal, sublinhou a longevidade desta parceria com o Técnico, falando “[n]uma década de cooperação” entre as duas instituições, e ressalvando que “nada dura tanto tempo se não for valioso para os envolvidos”. Finalizou por desafiar todos os presentes a abraçarem esta experiência, destacando que “o programa é uma oportunidade única para abrir mentes e levar conhecimento para fora dos laboratórios”.
O evento contou com testemunhos de participantes da edição anterior, que partilharam os benefícios e desafios do programa. Vicente Garção, CEO e Founder da Lampsy, relembrou a motivação que o levou a participar – “tínhamos a ideia, mas queríamos tirá-la do laboratório”.
Ricardo Ferreira, da equipa FreshIST, vencedora do prémio António Brandão de Vasconcelos na edição anterior, acrescentou que “o [seu] orientador lançou-[lhes] o desafio de levar esta tecnologia ao mercado” e que “o Lab2Market ensinou-[lhes] a vendê-la e a maximizar o [seu] impacto na indústria.”
Estes estudantes destacaram ainda os benefícios do programa, como a gestão equilibrada entre a intensidade das atividades e o tempo para continuar as suas pesquisas, bem como o valor inestimável das conexões proporcionadas pelos mentores. Após os testemunhos, responderam também a questões do público.
As candidaturas ao Lab2Market@Técnico terminaram a 3 de fevereiro. A edição 2025 do programa Lab2Market recebeu 16 projetos candidatos, o número mais elevado da história do programa. A sessão final (pitch) realiza-se a 3 de junho de 2025.