O “CQE Days” mudou-se para o online e o sucesso manteve-se

O encontro anual do Centro de Química Estrutural decorreu este ano, face às circunstâncias atuais, exclusivamente online, através das as plataformas Twitter e Zoom.

O “CQE Days”, encontro anual do Centro de Química Estrutural (CQE), realizou-se este ano no formato digital, adaptando-se à situação de confinamento e refletindo a capacidade de adaptação que pauta a comunicação científica e que se tem tornado ainda mais evidente em tempos de pandemia. A reunião online teve lugar nos dias 28 e 29 de maio e contou com 166 inscritos, ainda que o número de participantes das sessões de Zoom fosse superior. O programa do evento dividiu-se em 12 sessões devidamente alinhadas com o trabalho  de excelência que se faz no Centro de Investigação.

Das 166 inscrições registadas pela organização, 39% são da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e 61% da comunidade do Técnico, incluindo investigadores do Campus Tecnológico e Nuclear (CTN).  Por tudo isto, o balanço da organização em relação ao evento é “bastante positivo”. “Considerando que o formato Twitter é ainda relativamente novo para estas atividades, tivemos a participação de membros do CQE de todos os polos do Centro, incluindo colaboradores de outros Centros e outros países, em particular de Espanha, Itália e Chile”, refere GonçaloJustino, investigador do CQE e um dos responsáveis pela organização.  Para o investigador estas participações “provavelmente não ocorreriam com um formato mais tradicional. “Foi com muito agrado que contámos com a participação de muitos dos nossos colegas investigadores e professores quer via Twitter, quer nas sessões via Zoom”, sublinha ainda.

O programa do evento foi adequado ao novo formato, optando a organização por sessões mais curtas e com intervalos frequentes. “Tivemos 3 sessões de 40 minutos de manhã e de tarde, em cada um dos 2 dias, com 4 apresentações de 5 minutos cada”, resume Gonçalo Justino.  “Isto permitiu conciliar o trabalho e as rotinas domésticas que estão sempre presentes. Por outro lado, tornou todo este evento mais dinâmico, o que, sendo importante em conferências ao vivo, é ainda mais relevante online”, acrescenta.

No Twitter foram partilhados 116 trabalhos, dos quais 47 foram selecionados para breves apresentações no Zoom, e em média, cada sessão conseguiu cativar 80 participantes. Dos trabalhos a concurso, o júri elegeu como primeiro vencedor o investigador Pedro Pinheiro com o trabalho “Triggering a specific immune response against cancer by activating Natural Killer cells with a small organic molecule”, e atribuiu o segundo lugar à investigadora Patrícia Pereira pelo trabalho intitulado “Can charges control diameters?”. A apresentação “Construction of a specific immunosensing nanostructured interface”, do investigador Rui Correia, conquistaria o terceiro lugar do pódio. Por sua vez, o trabalho  “Smart coating incorporated with pH sensitive carriers loaded inhibitors for smarter future!” da autoria do investigador Roma Raj foi o Tweet que conquistou mais interações durante o evento.

A edição 2020 do “CQE Days” foi, essencialmente, seguida em  território nacional, mas ainda assim o encontro conseguiu cruzar fronteiras, como o demonstram os 10% de interações nos trabalhos tweetados, provenientes em particular do Reino Unido, Bélgica, Espanha, Brasil, Bangladesh e Austrália.

No futuro, o evento deverá retomar o formato presencial, mas mantendo, em simultâneo, uma forte componente digital. “Acreditamos que isto permitirá aumentar a participação ao possibilitar que quem não possa nestes dias parar todo o seu trabalho possa ao menos acompanhar online”, declara o investigador.  O formato digital permitirá também, de acordo com Gonçalo Justino, “contar com a participação de investigadores de outros centros e outras regiões mais facilmente, contribuindo para a disseminação das atividades do CQE e para o alargamento de colaborações”.