Perante mais de duas centenas de graduados, o presidente Arlindo Oliveira destacou o papel da escola na preparação destes jovens para os desafios futuros.

A alegria do momento era evidente nas expressões dos novos recém-graduados que marcaram presença no passado sábado, dia 27 de maio de 2017, no Dia da Graduação do campus da Alameda. Cerca de 250 estudantes que completaram os cursos de mestrado, em 2015/16, e de doutoramento, em 2016, no Instituto Superior Técnico receberam o diploma que encerra esta etapa.

O Salão Nobre ia-se deixando lotar por uma apoteótica plateia, albergando famílias, amigos, professores e os respetivos homenageados do dia. A primeira intervenção ficou a cargo do presidente do Técnico, o professor Arlindo Oliveira, que lembrou a aprendizagem de que estes percursos académicos se revestem: “o Técnico foi para muito de vocês tenho a certeza uma escola de vida, entraram rapazes e raparigas, saem homens e mulheres”.

A capacidade de pensar e de raciocinar, a apetência para atacar problemas complexos, assim como os laços que fizeram no Técnico são lembrados pelo professor Arlindo Oliveira, como parte  importante da bagagem que os mais recentes alumni levam consigo. “O Técnico preparou-vos para a vida numa sociedade que é cada vez mais competitiva”, afirmou ainda, desafiando-os a “usarem as competências que aqui adquiriram para melhorar o País, a Europa e o Mundo”.

Nada melhor num dia destes que o testemunho de quem já o viveu, mas há 25 anos atrás. Ana Cláudia Sá, atual diretora da BEL Portugal, lembrou que desde o seu dia de graduação tem “tido uma vida profissional espetacular e tenho a certeza que isso se deve ao que levei daqui”. As “competências técnicas profundas”, “a capacidade de trabalho” e a “clareza de raciocínio” que adquiriu no Técnico seguem-na até hoje, e levam-na a confessar que “sempre que me aparece um problema, lembro-me que sou do Técnico e que o consigo resolver”. “Ser do Técnico, é aprender a ser um conquistador, e isso acompanha-nos a vida toda”, acrescentou a alumna.

Coube ao vice-reitor da Universidade de Lisboa encerrar a cerimónia salientando a sua importância: “talvez seja a cerimónia mais importante do calendário académico, por várias razões, e decerto é a mais comovente”. Aconselhou por fim os graduados a celebrarem esta vitória, sendo este diploma “a prova de que estes alunos fizeram algo muito grande”.

À saída, por entre fotografias de família, abraços de festejo, saudações de antigos colegas, e um sorriso que expressa o tamanho da conquista, Maria João Tavares, uma das recém graduadas em engenharia biológica confessa “a sensação de realização quase completa” que a invade. Maria João recorda um percurso feito de muitos altos e baixos que hoje a “fazem ser capaz de resolver os problemas e as situações improváveis com que me deparo”.  No fim com um brilhozinho nos olhos e a caminho de mais um abraço de parabéns desvendou a “emoção e a nostalgia” que pautam o dia.  “Já sinto saudades do Técnico”, admite.