“Portugal seria radicalmente diferente se não tivesse havido INESC”

O Salão Nobre do Técnico recebeu a cerimónia onde foram recordados os 35 anos de história do INESC.

Decorreu, esta terça-feira, a cerimónia de Lançamento do Livro Comemorativo dos 35 anos do INESC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico.

O professor Arlindo Oliveira, presidente do Técnico, fez as honras de abertura e encerramento da sessão, e aproveitou a ocasião para falar da sua experiência pessoal junto da instituição, a que se juntou durante o curso. “Para nós [grupo convidado a juntar-se ao INESC] foi uma oportunidade enorme”, afirmou.

“Esta instituição mudou muito o país – acredito que Portugal seria radicalmente diferente se não tivesse havido INESC (…). A estrutura científica e tecnológica que temos em Portugal foi fortemente influenciada pelo INESC”, garantiu.

O professor José Tribolet, fundador e atual presidente do INESC, também deixou algumas palavras aos presentes. “Estar aqui hoje convosco reveste-se de um significado especialmente particular para mim”, afirmou o docente, antes de falar um pouco sobre a história da instituição e a importância que a existência de Instituições Particulares Sem Fins Lucrativos tem para o país. No final, deixou um recado: “As instituições onde hoje se encontram são vossas (…). Aos colegas do INESC: vocês não são hóspedes, vocês são os proprietários. Tomem conta da casa”.

Como coordenador do Livro Comemorativo dos 35 anos do INESC, bem como diretor da instituição, o professor Pedro Guedes de Oliveira também esteve presente, fazendo uma breve apresentação do conteúdo da obra e agradecendo os contributos que chegaram de vários locais e organizações. O docente falou sobre a mensagem que gostaria de passar com este livro e as suas palavras, “de foco e perseverança”, e lembrou o professor Mariano Gago, “que garantiu que a Ciência em Portugal seguiu um caminho de sucesso”. “Se me permitem, penso que os nossos 35 anos foram um bom contributo para isso.”