Primeira edição do CERIS Open Day

A iniciativa teve como principal intuito potenciar o espírito de equipa, a interação e a colaboração entre a comunidade que integra a unidade de investigação do Técnico

Cerca de 79 alunos de doutoramento e investigadores de pós-doutoramento do CERIS tiveram oportunidade de usufruir de um programa repleto de atividades no CERIS Open Day organizado pelo Centro. O evento, que decorreu a 27 e 28 de outubro, no INATEL de Oeiras, teve o intuito de promover a interação entre os jovens investigadores do CERIS e dar a conhecer a investigação em curso.

Além de várias atividades de team building, de apresentações orais e de keynotes, neste caso, com relevo para a proferida pelo Professor Filipe Duarte Santos, houve também lugar a sessões formativas, incluindo uma sobre técnicas de escrita de publicações científicas, e uma mesa redonda sobre as possibilidades profissionais depois do doutoramento. Um dos pontos altos do evento foi a sessão After Dinner, onde os participantes foram chamados a apresentar em 3 minutos os projetos de investigação sobre temas improváveis que haviam concebido durante o jantar. Gerou-se, assim, um ambiente descontraído e divertido que definitivamente ‘quebrou o gelo’ e promoveu a interação e a confraternização.

Esta foi a primeira edição do evento, deixando o seu sucesso antever que o mesmo se repita, aliás, conforme planeado pela Comissão Diretiva do CERIS. O objetivo para as próximas edições passa por motivar mais potenciais participantes. Para tanto, contribui o feedback dos que agora lá estiveram, o qual foi no essencial muito positivo. Ainda assim e na opinião da sua Comissão Organizadora, o melhor retorno do evento surge, quando, no seu seguimento, se nota que a interação e a confraternização entre a numerosa comunidade de alunos de doutoramento e investigadores de pós-doutoramento do CERIS aumentou nitidamente, revelando um salutar espírito grupo.