Primeira IST Distinguished Lecture

O professor José Príncipe, da Universidade da Florida, foi o primeiro convidado das IST Distinguished Lecture.

A primeira IST Distinguished Lecture decorreu esta sexta-feira, no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico, tendo como convidado o professor José Carlos Príncipe.

Numa palestra subordinada ao tema “Toward Cognitive Integration of Prosthetic Devices”, a questão das interações cérebro-máquinas assumiu o lugar de destaque.

Com uma primeira introdução histórica ao tema, o professor José Príncipe partiu depois para uma análise sobre o seu trabalho abordando temas como a neuroengenharia, a dinâmica não-linear e a aprendizagem automática. José Príncipe destacou ainda algumas das áreas onde este tipo de trabalho tem implicações como a biocompatibilidade, a miniaturização de elétrodos e sistemas eletrónicos ou ainda a área de machine learning.

Como principal desafio para esta área o professor destacou a largura de banda entre o cérebro e as próteses, afirmando que “a questão pertinente é como aumentar esta largura de banda”, sobretudo do ponto de vista da engenharia.

O primeiro convidado das IST Distinguished Lecture lançou ainda um desafio à audiência afirmando que “têm uma missão. Levar estas ideias para o futuro”.