Primeira tertúlia do QueerIST delimita plano de ação futura

O grupo de trabalho criado em dezembro de 2017 pretende tornar a comunidade do Técnico mais inclusiva.

Decorreu esta terça-feira no Auditório Abreu Faro, a primeira tertúlia do QueerIST, a nova secção autónoma da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico. Com uma vasta audiência, a sessão funcionou como “a rampa de lançamento” do grupo de trabalho e serviu para “discutir a missão, os objetivos, assim como as atividades futuras a desenvolver”. “Estamos aqui hoje para divulgar, informar e incluir”, frisou a presidente do QueerIST, Clara Pereira. “O nosso principal objetivo passa por tornar a comunidade do Técnico mais inclusiva”, acrescentou ainda.

Durante várias horas o debate dominou a sessão que contou com dois convidados especiais: Daniela Bento, representante da ILGA Portugal e Nick Cassam, representante da Rede ex Aequo. “É importante haver grupos como estes pelo empoderamento político que podem representar”, afirmou Daniela Bento.

O grupo constituiu-se formalmente no passado dia 5 de dezembro sob forma de secção autónoma da Associação dos Estudantes do IST. Ao longo do ano o QueerIST pretende dinamizar um vasto leque de atividades regulares que vão desde tertúlias, a sessões de cinema, participação em eventos e parcerias, sendo esta a primeira de muitas.