Primeiro prémio da Maratona Inter-Universitária de Programação ficou no Técnico

A equipa constituída por três alunos da escola conseguiu resolver 10 problemas e venceu a competição.

“Felizes e satisfeitos” é assim que a equipa de Alberto Pacheco, Gonçalo Paredes, e Henrique Navas  se assume com a vitória na Maratona Inter-Universitária de Programação 2019 (MIUP) que se realizou no passado dia 12 de outubro, no Técnico. A equipa do Técnico foi a única, do lote de 23 equipas em competição, que conseguiu resolver os 10 problemas propostos pela organização e, por isso,  conquistou o primeiro lugar do pódio.

Esta não foi a primeira participação de Alberto Pacheco, aluno do mestrado em Matemática e Aplicações, Gonçalo Paredes, do mestrado de Engenharia Informática e Computadores, e de Henrique Navas da licenciatura em Matemática Aplicada e Computação, nesta maratona.  Conheceram-se ainda nos tempos do secundário, através do projeto Delfos na Universidade de Coimbra, e mais tarde, em 2016, o gosto pela área voltaria a cruzar os seus caminhos nas Olimpíadas Nacionais de Informática. Seguiu-se a entrada na faculdade que não lhes inibiu a vontade de continuar a desenvolver conhecimentos na área de programação,  e tornaram-se presença assídua da MIUP, ainda que em lados opostos uma vez que Alberto Pacheco e Gonçalo Paredes estudavam na Universidade do Porto e Henrique Navas no Técnico. Agora que, além do gosto pela programação, partilham a mesma escola decidiram unir esforços para arrebatar o primeiro lugar da competição.

A equipa resolveu os 10 problemas – com recurso às linguagens de programação C, C++, Java ou Python 3- em apenas 5 horas – tempo de duração da prova, sendo que a equipa classificada em segundo lugar apenas conseguiu resolver sete.  Para se prepararem para a competição – e não se contentando com a experiência que já detinham – a equipa treinou, no mínimo, 5 horas por semana.

Ao conquistar o primeiro lugar do pódio o grupo de alunos do Técnico assegura a participação na Southwestern Europe Regional Contest (SWERC) 2019-2020, a eliminatória regional para a maior competição de programação universitária do mundo, a International Collegiate Programming Contest (ICPC). “Vamos dar o nosso melhor”, assegura Henrique Navas relativamente à participação da equipa do Técnico na SWERC. “Os bons resultados são possíveis, mas pode correr mal pelo que convém não ter expectativas demasiado elevadas”, sublinha o aluno.

Henrique Navas não tem dúvidas de que a participação na MIUP é, além de uma ótima forma de explorar uma área que o cativa, uma mais-valia para o seu futuro profissional. “Algumas empresas dão valor a este tipo de experiência”, frisa. A provar isso mesmo, está o facto do seu colega de equipa, Gonçalo Paredes, ter conseguido estagiar este verão no Facebook,  em parte graças aos seus resultados nestas competições.