Professor Afzal Suleman recebe louvor do Ministro da Defesa Nacional

O docente do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) foi distinguido pelo contributo e exemplar dedicação à investigação e desenvolvimento.

João Gomes Cravinho concedeu, ainda enquanto exercia funções como Ministro da Defesa Nacional, um louvor ao professor Afzal Suleman, docente do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) e investigador do Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC). A distinção atribuída ao docente do Técnico é um reconhecimento “pelo seu contributo e exemplar dedicação à investigação e desenvolvimento, a nível nacional, como na NATO, no quadro das suas funções, por mais de 20 anos, de delegado nacional e investigador com vasta experiência no Painel Applied Vehicle Technology (AVT) da Science and Technology Organization (STO) da NATO”, como se pode ler no texto, publicado em Diário da República.

No texto justificativo é sublinhado o contributo ativo do docente do Técnico ao longo do seu “longo e profícuo percurso de atividade” “para novas atividades de investigação com alto impacto, quer em investigação fundamental, quer aplicada, na área da Mecânica Computacional e Experimental, com utilização na engenharia aeroespacial”.

A distinção reconhece de igual modo a “extrema dedicação nas atividades de mentoria, orientando diversos doutoramentos, mestrados e outros trabalhos, e liderando projetos de investigação internacionais, nos quais demonstrou excelência e integridade profissional na prossecução dos objetivos nacionais e da STO/NATO”.

Mestre em Engenharia Aeronáutica pelo Imperial College London, o professor Afzal Suleman é doutorado em Engenharia Mecânica pela University of British Columbia, tendo frequentado a International Space University e completado o Programa de Estudos Espaciais Avançados no Japão no verão de 1992. Posteriormente, ser-lhe-ia atribuída a National Academy of Sciences/National Research Council Fellowship nos Estados Unidos da América por um período de dois anos (1992-1994) para prosseguir a sua investigação em Estruturas Aeroespaciais Avançadas na base da Força Aérea Wright-Patterson.

No vasto currículo do docente constam ainda o exercício das funções como fellow dCanadian Academy of EngineeringAssociate Fellow do American Institute of Aeronautics and Astronautics,  e também membro do Canadian Aeronautics and Space Institute.

Ao longo do seu percurso tem sido merecedor de diversos prémios a nível nacional e internacional, e a qualidade do seu trabalho alcançou o mais alto reconhecimento na STO/NATO, com a atribuição, no ano de 2021, da Medalha de Von Karman, tornando -se, assim, no primeiro cidadão nacional a conquistar esta distinção.

Tendo em conta, “as relevantes qualidades pessoais, extraordinário desempenho e elevada competência evidenciadas na condução de atividades de investigação e desenvolvimento, de elevada importância nacional e internacional, que elevaram ao mais alto nível a qualidade de Portugal e da Defesa Nacional na STO/NATO”, contribuindo “significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Ministério da Defesa Nacional”, o governante considerou “de inteira justiça expressar público reconhecimento ao Professor Doutor Afzal Suleman”. O louvor foi atribuído por proposta do Diretor-Geral de Recursos da Defesa Nacional, Dr. Vasco Hilário.