Professor Afzal Suleman galardoado com Medalha Von Kármán

O docente do Departamento de Engenharia Mecânica foi distinguido pelo Conselho Científico e Tecnológico da NATO pela sua dedicação e contributo para com a Organização para a Ciência e Tecnologia da NATO.

O professor Afzal Suleman, docente do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) e investigador do Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC), foi recentemente galardoado pelo Conselho Científico e Tecnológico da NATO (STB, na sigla em inglês) com a Medalha Von Kármán. O galardão é atribuído anualmente a indivíduos que demonstrem um elevado desempenho e dedicação ao longo da sua vida na cooperação internacional em Ciência e Tecnologia no contexto da NATO.

A atribuição da medalha ao docente do Técnico é o reconhecimento do serviço exemplar prestado representando Portugal na Organização para a Ciência e Tecnologia (STO) da NATO. No texto que acompanha a notícia da atribuição é destacado o contributo “notável” do docente para a investigação e desenvolvimento nos domínios da aeronáutica, com especial ênfase em sistemas aéreos não tripulados, aeroelasticidade e tecnologias “morphing wing”.

Para o professor Afzal Suleman “tem sido uma honra e privilégio representar Portugal ao serviço da NATO durante os últimos 20 anos”, como o próprio partilha.  “O conhecimento adquirido foi fundamental na formação de futuros engenheiros aeroespaciais no Técnico e em Portugal”, realça.

Ao longo destas últimas duas décadas, o professor Afzal Suleman tem representado Portugal no Painel de Tecnologia Aplicada a Veículos (AVT, na sigla em inglês) como Delegado Nacional e cientista investigador. O seu excelente trabalho já havia sido reconhecido dentro da STO com a atribuição de dois prémios de excelência do Painel AVT. “O professor Suleman exemplificou o espírito de colaboração transatlântica, fazendo contribuições significativas para a cooperação tecnológica entre Portugal e o Canadá através do Programa de Apoio Painel AVT”, pode ainda ler-se no texto publicado no site da STO.

Depois de uma licenciatura e um mestrado em Engenharia Aeronáutica no Imperial College London, o professor Afzal Suleman doutorou-se em Engenharia Mecânica na University of British Columbia. Após a conclusão do doutoramento, frequentou a International Space University completando o Programa de Estudos Espaciais Avançados no Japão no verão de 1992. Posteriormente, ser-lhe-ia atribuída a National Academy of Sciences/National Research Council Fellowship nos EUA por um período de dois anos (1992-1994) para prosseguir a sua investigação em Estruturas Aeroespaciais Avançadas na base da Força Aérea Wright-Patterson.

No vasto currículo do docente constam ainda o exercício das funções como fellow da Canadian Academy of Engineering, Associate Fellow do American Institute of Aeronautics and Astronautics,  e também membro do Canadian Aeronautics and Space Institute.