Professor António Cruz Serra assume mais um mandato à frente da Universidade de Lisboa

A tomada de posse decorreu na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, e antecedeu a cerimónia de abertura do ano académico 2017/2018.

O professor António Cruz Serra foi esta quarta-feira, 20 de setembro, empossado para mais um mandato de quatro anos à frente da Universidade de Lisboa. Encontramo-lo, momentos antes da cerimónia de Tomada de Posse, a trilhar pela sua universidade, pronto a continuar o caminho para mais quatro anos “de muito trabalho”. Além de alguns elementos da sua antiga, mas também futura equipa reitoral, trazia consigo uma expressão de contentamento que lhe desvendava a certeza de dever cumprido, a mesma que depois reproduz em palavras. “Parto para este segundo mandato consciente de que o trabalho que fizemos na construção desta universidade precisa de ser consolidado e eu considero que estamos em boas condições para sermos bem-sucedidos”, contou-nos alguns minutos antes da cerimónia.

Relativamente ao futuro, reitera que este serão tempos “para consolidar esta nova universidade, para reforçar a sua transformação em termos de ensino, investigação, e de transferência do conhecimento para a sociedade. Os grandes desafios são a contratação de novos professores, são também de combate à precaridade”. Um dos grandes desafios para o novo mandato, ou “uma obrigação” como lhe chama o reitor, passa pela “construção de residências universitárias, aumentando o número de camas que temos”, para dar resposta à pressão que existe no valor das rendas em Lisboa.

Lembrando o percurso de construção daquilo que agora é a Universidade de Lisboa, o reitor não hesita em afirmar que esta é “uma universidade cada vez com melhores investigadores, com melhores professores, com melhor trabalho, com melhor ensino”, o que acaba naturalmente “por se refletir em melhores posições em tudo aquilo que são rankings, com mais reconhecimento na sociedade portuguesa e a nível internacional”, lembrou o professor.

Alguns minutos depois iniciava-se a cerimónia, onde estiveram várias entidades de relevo nacional, nomeadamente o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, mas também professores, técnicos, administrativos e muitos alunos, numa Aula Magna a transbordar a universidade.

Coube à Presidente do Conselho Geral, Leonor Beleza, a condução do momento solene, empossando o Reitor para mais um mandato. “Quero agradecer-lhe ter sido e querer continuar a ser o nosso reitor”, começou por dizer. Num discurso elogioso ao trabalho levado a cabo no anterior mandato, Leonor Beleza, afirmou que esta reeleição foi feita “de forma categórica” pelo Conselho geral “e baseada na experiência das qualidades notáveis, da dedicação incansável e do domínio único, estratégico e detalhado da natureza das componentes, das ambições, das virtualidades e dos problemas da Universidade a que preside”.  A universidade concordava, aplaudindo efusivamente.

Tomaram de seguida posse os membros da equipa reitoral . Assumem ou prosseguem no cargo de vice-reitor: os professores José Manuel Paixão, Luís Ferreira, António Feijó, João Manuel Barreiros, Eduardo Pereira e a professora Maria Isabel Rocha. Para exercer as funções de pró-reitor foram nomeados os professores Carlos Ribeiro, Vítor Leitão e a professora Maria Teresa Domingues.