O professor do Instituto Superior Técnico, Hugo Plácido da Silva, recebeu a outorga de Conselheiro da Ordem dos Engenheiros, tornando-se no primeiro membro com o título de Conselheiro do Colégio de Biomédica e Bioengenharia. A indicação “reforça o elevado nível e grau de maturidade e com que a instalação do Colégio de Biomédica e Bioengenharia da Ordem foi, e está a ser conduzida”, defende .
Tendo em conta a “formação de base” do também investigador do Instituto de Telecomunicações (IT), “enraizada nas Engenharias Informática e Electrotécnica e de Computadores” esta outorga será “um exemplo da multidisciplinaridade, abrangência, e espírito integrador que caracterizam a área da biomédica e bioengenharia”.
Com este “ novo estatuto”, o professor espera “conseguir contribuir de forma ainda mais acentuada para a afirmação e para o prestígio da Engenharia Biomédica e Bioengenharia, tanto a nível nacional como também a nível internacional”.
“O envolvimento de membros com perfil mais sénior é determinante para impulsionar o colégio de forma vigorosa, beneficiando da experiência, conhecimento técnico-científico, e rede de contactos destes elementos”, complementa.
E conclui: “o facto de ser o primeiro Membro Conselheiro no Colégio de Biomédica e Bioengenharia é particularmente especial, por ser a área que me acolheu e ajudou a desenvolver os meus talentos para níveis que nem nos meus melhores sonhos imaginaria, sendo também uma grande responsabilidade, por estar a abrir caminho para os actuais e futuros colegas”.
O título de Membro Conselheiro é atribuído, com base numa avaliação independente feita por pares, aos membros que possuam um currículo profissional e cultural considerado relevante.
A 8 de fevereiro deste ano, o professor da Escola tinha integrado a Comissão Instaladora para o Colégio de Biomédica e Bioengenharia.
No mesmo mês, Hugo Plácido da Silva foi o primeiro português a receber o Entrepreneurship Impact Award 2023, galardão que “reconhece uma personalidade que tenha tido um impacto significativo no ecossistema de empreendedorismo guiado pela engenharia”.