Primeiro português a receber prémio de impacto da IEEE é professor do Técnico

Hugo Plácido da Silva foi laureado pelo seu trabalho com BITalino, um hardware de baixo custo para projetos envolvendo biosinais.

Criado pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), o Entrepreneurship Impact Award de 2023 foi atribuído a Hugo Plácido da Silva, professor do Instituto Superior Técnico e investigador no Instituto de Telecomunicações (IT). Segundo o site afeto ao prémio, este galardão “reconhece uma personalidade que tenha tido um impacto significativo no ecossistema de empreendedorismo guiado pela engenharia”, sendo o professor do Técnico o primeiro português a recebê-lo.

Esta distinção a Hugo Plácido da Silva deve-se ao seu trabalho envolvendo BITalino, um hardware de baixo custo que pode ser incorporado na construção de equipamentos médicos, em projetos que envolvam sinais corporais ou no ensino. Pode ser usado com outros blocos de hardware como sensores para eletrocardiografia, eletroencefalografia, movimento e outros testes médicos. É uma placa eletrónica que cabe na palma de uma mão e pode ser usada tanto em contexto de sala de aula como em aplicações que incluem drones, robots ou até sistemas de controlo de portas através de contrações musculares.

O hardware, criado em 2013, é usado para possibilitar aos estudantes sessões de laboratório mãos na massa, contando já com mais de dez mil exemplares distribuídos pelo mundo. As aulas envolvendo o BITalino podem ser presenciais ou online, havendo a garantia de que cada estudante terá a oportunidade de interagir individualmente com as plataformas de aquisição de sinais, garantindo desta forma uma experiência mais pedagógica.

O professor e investigador do Técnico foi apanhado de surpresa pela notícia do prémio  – “ao receber a notificação, parecia inacreditável; tive de lê-la várias vezes até conseguir processá-la”. Hugo Plácido da Silva considera que este é “inegavelmente um dos maiores elogios” dentro das suas conquistas profissionais e deixou uma nota de agradecimento à família, amigos, colegas e estudantes ao longo do seu percurso.

Na base da atribuição do prémio, foram avaliados critérios como espírito empreendedor, criação de valor, impacto e sustentabilidade dos projetos candidatos.

Para além de professor do Técnico e investigador do IT, Hugo Plácido da Silva é também um dos fundadores da PLUX – Wireless Biosignals, S.A, uma empresa que faz parte da Comunidade IST Spin-Off e que disponibiliza os equipamentos BITalino na base deste prémio.