Campus e Comunidade

Professor do Técnico recebe distinção da Sociedade Portuguesa de Materiais

João Bordado, Professor catedrático do Técnico e investigador na área dos materiais, foi distinguido com o Prémio de Carreira e Reconhecimento.

A Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM) distinguiu com o “Prémio de Carreira e Reconhecimento” João Bordado, Professor catedrático do Instituto Superior Técnico, presidente do Conselho Científico do C5Lab. – Laboratório Colaborativo dos Materiais Sustentáveis e investigador no Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA).

O prémio foi entregue no dia 6 de abril, na cerimónia de encerramento da conferência “Materiais 2023”, que agregou o XII Simpósio Internacional de Materiais e o XXI Congresso da SPM, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.

Para o Professor do Técnico, também membro conselheiro da Ordem dos Engenheiros, esta distinção dá-lhe “uma sensação de dever cumprido”, uma vez que é atribuída por uma Sociedade Científica que ajudou a fundar e que já presidiu. “Não me vai impedir de continuar a trabalhar ao mesmo ritmo”, alerta. “Em 2001 e 2002, já sem dar aulas, coordenei cinco projetos, publiquei mais de 20 artigos e cinco patentes, alem de ter conseguido fazer aprovar três projetos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”, exemplifica.

Conta, no seu percurso de investigação, com mais de 75 Patentes e publicou mais de 200 artigos científicos, para além do 23 anos de experiência industrial e mais de 45 de ensino de Engenharia (Química Orgânica, Projeto de Indústrias Químicas, no Departamento de Engenharia Química, e disciplinas de Engenharia de Materiais). A sua investigação debruça-se sobre catálise e produção de polímeros reativos a partir de recursos renováveis. Destaca como momento-chave da sua carreia “o ter tomado a decisão de trabalhar em Engenharia na indústria, construindo e arrancando novas fábricas, e desenvolvendo novos processos em instalações piloto e no desenvolvimento de novos materiais e produtos”, sem nunca descurar a atividade de ensino. 

Para João Bordado, a área de Engenharia de Materiais desempenha um papel muito importante, uma vez que “desenvolve o “suporte físico” indispensável para as restantes Engenharias, tal como a Química Orgânica, que constitui a base para o desenvolvimento de grande parte dos novos materiais”. Considera também que os “Engenheiros e Mestres oriundos do Técnico são os que mais facilmente se integram no tecido industrial e mais cedo contribuem com eficácia para a funções que as empresa lhes atribuem”.  

Durante a conferência “Materiais 2023”, foi atribuída  igual distinção a ministra da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Professora Elvira Fortunato, também investigadora na área dos materiais, que por impedimento de agenda não pode estar presente.