Professor João Madeiras Pereira nomeado membro sénior da ACM

A Association for Computing Machinery (ACM) distinguiu o docente do Departamento de Engenharia Informática e investigador do INESC-ID, pelo trabalho consolidado e pelas inúmeras contribuições na área da computação.

O professor João Madeiras Pereira, docente do Departamento de Engenharia Informática (DEI)  e investigador do INESC-ID,  foi recentemente nomeado membro sénior da  prestigiada instituição americana Association for Computing Machinery (ACM), uma das maiores associações científicas na área da computação.  Esta distinção reconhece os membros da ACM que sejam sócios há, pelo menos, 5 anos, e se tenham distinguido, na última década, pela qualidade do seu trabalho, pelas diversas contribuições para a atividade estratégica na sua área do conhecimento e pelas capacidades de liderança exercidas no decurso da carreira profissional.

O docente do Técnico assume o orgulho que esta nomeação lhe desencadeia por “se tratar de uma distinção concedida por uma organização tão prestigiadacomo é o caso do ACM”e realça que se sente “recompensado pelo reconhecimento da minha atividade profissional e científica”.

Para o professor João Madeiras Pereira, esta nomeação “foi certamente influenciada pelos meus contributos na área dos Jogos Sérios”. Recordando que a emergência do conceito de “Jogos Sérios” como uma tecnologia capaz de enfrentar a contínua falta de rentabilidade na área de educação se deu na primeira década dos anos 2000, o docente frisa que “estes jogos digitais, aplicados para fins que não os de entretenimento, têm a capacidade de se tornar num campo fértil de atividade”. De acordo com o investigador do INESC-ID, esta área está a crescer de “uma forma segura, e representa uma nova e importante oportunidade para os que desenvolvem jogos e fornecedores de tecnologia, tal como para o desenvolvimento de ferramentas interativas”.

O docente do Técnico desenvolveu atividades de Investigação e Desenvolvimento(I&D) nesta área do conhecimento durante seis anos (2009-2014) um contributo alicerçado no envolvimento em dois projetos europeus: TARGET e GALA. “No TARGET, projeto do 6.º Programa Quadro, no qual exerci as funções de Investigador Principal pelo INESC-ID, desenvolveu-se uma plataforma TEL (Technology Enhanced Learning) que permitia aos trabalhadores do conhecimento (knowledge workers) em organizações empresariais, através do recurso a um Jogo Sério, a rápida aquisição e desenvolvimento de competências nas dimensões individual e social”, recorda. “Este projeto implicou um encaixe financeiro de cerca de 850 mil euros para a minha unidade de investigação”, salienta. Por sua vez, o projeto GALA, “versava a constituição de uma rede de excelência em Jogos Sérios através da qual se procurava potenciar o seu uso nas atividades de educação e treino e responder às necessidades dos principais stakeholders de SG na Europa”, adiciona o investigador do INESC-ID.

O principal interesse de investigação do professor João Madeiras Pereira é a Visualização Gráfica refinada em diversos subtópicos de I&D, “nomeadamente, os sistemas gráficos interativos e tempo-real, os algoritmos de elevado desempenho na simulação física da iluminação global e a Realidade Virtual”, explica. “De facto, uma parte substancial da minha atividade de investigação concentrou-se nos sistemas gráficos interativos e correspondentes técnicas de real-time rendering desde a sua aplicação em jogos digitais e simuladores até às aplicações de Realidade Virtual, passando pela visualização interativa de volumes de dados massivos em ecrãs de larga escala”, complementa.

Docente universitário desde 1984, o professor do DEI reconhece que o seu “percurso científico profissional como professor numa escola de Engenharia de elevada qualidade, nomeadamente, o Instituto Superior Técnico, tem implicado um envolvimento em tarefas complexas com responsabilidades gradualmente crescentes”. “Na vertente pedagógica, um professor universitário tem a responsabilidade primeira de transferir o seu conhecimento para estudantes. Esta transferência deve ser eficaz e realizada de uma forma eficiente. Nos dias de hoje, o papel de um docente do ensino superior, na sala de aula, inclui o estímulo pela busca do conhecimento e a motivação dos alunos por aprender e ter sentido crítico”, declara.

No domínio da investigação,  o caminho do professor João Madeiras Pereira tem sido feito no ambiente do INESC, onde exerce atividade também desde 1984. “Atualmente sou coordenador científico da área de Computação Gráfica e Interação(GI) no INESC-ID”, partilha.  Para além de ter estado envolvido como Investigador Principal, em projetos científicos internacionais, nacionais e em contratos de prestação de serviços,  o docente do DEI manteve sempre uma atividade visível de investigação internacional “devidamente comprovada através das inúmeras publicações em revistas e conferências científicas”.

Fundada em 1947, a ACM é um importante e prestigiado fórum que contempla, a nível mundial, os interesses académicos e profissionais na Ciência da Computação através da organização de inúmeros eventos científicos, conferências e revistas, de elevada qualidade. “Na minha área científica de Computação Gráfica, existe um grupo de interesse no ACM, denominado de SIGGRAPH, do qual sou membro e que organiza anualmente a maior conferência nesta área -classificada no CORE ranking como A*-  e publica a revista TOG (ACM Transactions on Graphics) cujo fator de impacto a 4 anos é de cerca de 8,7”, denota o docente do Técnico. “Conseguir publicar num destes sítios é uma espécie de ‘holy grail’ a que um investigador pode aspirar nesta área”, remata o professor João Madeiras Pereira.