Professor Alberto Abad nomeado membro sénior do IEEE

O docente do Departamento de Engenharia Informática e investigador do INESC-ID foi elevado a este grau em reconhecimento das suas significativas contribuições na área.

O professor Alberto Abad, docente Departamento de Engenharia Informática (DEI) e investigador do INESC-ID, foi nomeado membro sénior do Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE), a maior organização mundial dedicada ao avanço e desenvolvimento da Engenharia que conta com a participação de mais de 400 mil profissionais oriundos de cerca de 150 países.

O docente do Técnico assume o contentamento com que recebeu esta notícia: “é uma honra e um privilégio ser nomeado membro sénior pelo IEEE. “Levo mais de 15 anos a trabalhar na área das tecnologias da linguagem, e em particular na área do processamento da fala, e é sempre de agradecer o reconhecimento dos nossos pares”, afirma. “Esta é uma área com desafios e aplicações muito interessantes, e com longa tradição de investigação no Técnico. Neste sentido, espero que este reconhecimento sirva também para dar maior visibilidade a esta área de conhecimento e para atrair novos estudantes e investigadores”, adiciona o professor Alberto Abad.

Para deter o grau de membro sénior da organização é necessário ter uma experiência profissional de mais de dez anos nos diversos campos da Engenharia, Ciências da Computação, Matemática ou áreas afins. Para além disto, os membros nomeados deverão ter envolvimento direto com o IEEE e mostrar desempenho significativo nos últimos cinco anos em termos de publicações e patentes.

Tal como referido pelo Presidente do IEEE Admission and Advancement Committee “a qualidade de Membro Sénior do IEEE é uma honra conferida apenas àqueles que deram contribuições significativas para a profissão”. Menos de 10% de todos os membros da associação a nível mundial alcançam este nível de reconhecimento.

Além de docente, o professor Alberto Abad exerce também as funções de coordenador executivo da área científica de Metodologia e Tecnologias da Programação do DEI. No INESC-ID coordena o Laboratório de Tecnologias da Linguagem Humana.

É dono de uma carreira investigação consolidada na área de tecnologias da linguagem humana. Os seus interesses de investigação estão relacionados com o reconhecimento robusto da fala, caracterização do orador e linguagem, aprendizagem automática aplicada, aplicações de cuidados de saúde, preservação da privacidade – processamento de fala e aprendizagem automática.

O docente do Técnico é coautor de mais de 100 publicações em conferências de alto nível e revistas científicas da área. Esteve envolvido em diversos projetos nacionais e internacionais. Foi orientador e coorientador de mais de 20 teses de mestrado e 1 tese de doutoramento. O investigador do INESC-ID tem estado ativamente envolvido em diversas atividades da comunidade científica, incluindo a organização de conferências, colaborando estreitamente com a indústria local e várias startups.