Campus e Comunidade

Professor Leonardo Azevedo distinguido pela Society for Exploration Geophysicists

O J. Clarence Karcher Award foi atribuído ao docente do Técnico em reconhecimento das suas contribuições para a Ciência e Tecnologia em áreas relacionadas com a geofísica de exploração.

O professor Leonardo Azevedo, docente do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georecursos (DECivil) e investigador do Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA) foi distinguido pela Society for Exploration Geophysicists (SEG) com o J. Clarence Karcher Award.  O galardão foi atribuído ao docente em reconhecimento das suas contribuições para a Ciência e Tecnologia em áreas relacionadas com a geofísica de exploração.

O docente do Técnico assume a honra que a atribuição deste prémio lhe suscita, confessando que “não podia estar mais feliz” com este reconhecimento da SEG. “O J. Clarence Karcher Award é um prémio reconhecido internacionalmente e atribuído pela principal organização profissional em geofísica”, destaca.

Para o professor Leonardo Azevedo esta “distinção representa o reconhecimento do excelente trabalho que tem sido desenvolvido nos últimos anos no CERENA nas áreas relacionadas com modelação da subsuperfície por um grupo de pessoas que trabalha diretamente comigo, colegas e principalmente alunos de mestrado e doutoramento”. “Também o Técnico tem um papel fundamental porque me deu ao longo destes anos todas as condições para desenvolver o nosso trabalho e procurar colaborações internacionais, essenciais no desenvolvimento dos trabalhos pelos quais fui distinguido. Por fim, este prémio revela também a importância de desenvolvermos ferramentas computacionais para modelar o que está debaixo dos nossos pés, é também isso que nos permite ter uma melhor qualidade de vida acima da superfície da Terra”, denota.

A entrega do prémio ao docente do Técnico acontecerá no decorrer do Encontro de Geociências Aplicadas e Energia (IMAGE 2022), entre 28 de agosto e 2 de setembro de 2022, em Houston (Texas, Estados Unidos da América).

Estabelecido pela SEG para honrar a memória de Clarence Karcher, pioneiro no desenvolvimento da sismografia de reflexão, e o seu enorme contributo para a geofísica de exploração, o galardão distingue anualmente até um máximo de 3 jovens que tenham feito contributos importantes na área da geofísica e da caracterização da subsuperfície.

Fundada em 1930, a SEG é uma organização global sem fins lucrativos dedicada a melhorar o presente e o futuro da geofísica aplicada. Com mais de 20.000 membros em 128 países, a organização procura promover ligações globais nesta área.