Professora Filomena Nunes desvenda os mistérios da matéria

A convidada de mais uma IST Distinguished Lecture presenteou a audiência com uma palestra sobre a sua área de trabalho: física nuclear.

A professora Filomena Nunes, docente da Michigan State University e antiga aluna do Técnico, foi a protagonista de mais uma IST Distinguished Lecture, esta quarta-feira, 25 de setembro. Com o tema “Unveiling the mysteries of unstable matter”, a alumna do Técnico referiu-se a alguns aspetos mais teóricos dos núcleos, os limites da estabilidade e abordou ainda as potencialidades desta área  e a forma como as mesmas podem ser exploradas.

As grandes perguntas no campo da física nuclear, a estrutura teórica e a origem dos núcleos, as reações com isótopos raros e os limites da estabilidade foram alguns dos tópicos que a docente da Michigan State University foi intercalando ao longo da sua palestra. “Mas afinal como podem os núcleos ajudar a sociedade?”, questionava a determinada altura a oradora. A resposta lançava múltiplas hipóteses: medicina nuclear, segurança nacional, produção de energia, investigação forense, etc.

Depois de explorar mais alguns aspetos técnicos, a professora Filomena Nunes afirmava que nesta área a teoria e o contexto experimental andam de mãos dadas. “A teoria pode fornecer contribuições para o planeamento de programas experimentais, ajudar a identificar medições críticas, e a interpretar resultados experimentais”, sublinhava a oradora. Por sua vez, a vertente experimental pode “validar e descobrir novos fenómenos que levam a novas teorias”, acrescentou.

Para o final a oradora guardou a sua visão de futuro que definiu como “brilhante”, apontando alguns dos potenciais caminhos a seguir.