Missão Juno pretende revelar os mistérios de Júpiter

Depois da palestra do investigador da NASA no Técnico, procuramos saber um pouco mais sobre a sonda e o que há para descobrir.

O cientista norte-americano Jared Espley, membro do Programa Espacial Juno, da NASA, veio ao Técnico falar sobre Júpiter e as suas luas, enchendo o salão nobre e despertando a curiosidade de todos os participantes. Partilhou conhecimentos e alguns detalhes acerca da nave espacial que foi enviada pela NASA para Júpiter em 2011, a famosa “Juno”. Quisemos saber mais e Jared Espley predispôs-se de imediato a satisfazer-nos a curiosidade.

O principal objetivo da NASA através desta sonda, e da missão que lhe dá o nome, é desvendar alguns dos mistérios que pairam sobre o planeta: “Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, portanto entender como ele se formou tem um grande impacto na compreensão de como os planetas em geral se formam (incluindo a Terra)”, explicou Jared Espley.

A nave foi colocada na órbita do maior planeta do sistema solar , na madrugada de 5 de julho de 2016, precisamente cinco anos depois do seu lançamento, e a mais de 260 mil km/h (mais rápido do que qualquer outro objeto construído). Estima-se que a sonda completará  37 órbitas ao planeta gasoso, em pontos diferentes, percebendo como é que este se formou e o que compõe o seu interior, a sua atmosfera e o seu campo magnético.

Licenciado em Astrofísica pela Universidade da Virginia, mestre e doutorado em Física pela Universidade de Rice, no Texas, Jared Espley trabalha atualmente para o Laboratório de Magnetoesferas Planetárias, no Centro Goddard da NASA. A investigação espacial  sempre foi um sonho que o acabou por levar até à agência espacial: “eu sempre quis explorar o espaço e enquanto estudava física na faculdade, estive envolvido num projeto que usou dados da NASA, o que acabou por naturalmente por me levar a trabalhar lá”, partilha.

Aos alunos do Técnico que pretendam seguir um caminho caminho da exploração espacial, quis deixar um conselho: “identifiquem e aperfeiçoem as vossas capacidades, encontrem algo divertido de fazer com essas habilidades. Partindo disso e seguindo a “paixão” pela área é possível encontrar “diversas maneiras e oportunidades de contribuir para a exploração do espaço”.

Jared Espley deu várias palestras em Portugal, no passado mês de abril, e justifica a disponibilidade para o fazer pela importância de “compartilhar a emoção de explorar espaço”. “Acho que a ciência pode ser uma grande ponte entre culturas, origens, línguas, etc.”, acrescentou.