Campus e Comunidade

Projeto que conta com a participação do Técnico foi um dos vencedores dos Global Mobi Awards PRIO

O reconhecimento é atribuído ao IDEA, um projeto desenvolvido pelo Técnico com o CEiiA para a Câmara Municipal do Porto.

O conceito original e inovador do IDEA – utilização partilhada e eficiente da via pública- não deixou o júri dos Global Mobi Awards PRIO indiferente. O projeto, que tem o cunho do Técnico, está na origem da vitória conquistada pela Câmara Municipal do Porto distinguida na categoria “Cidades”. O prémio, entregue no passado dia 12 de maio, visa distinguir autarquias ou cidades com projetos de descarbonização dos transportes, acessibilidade e mobilidade inteligente com maior inovação ou impacto na população.

“Trata-se de uma honra ver este trabalho reconhecido com um prémio tão distinto como o Global Mobi Awards Prio 2021, na categoria “Cidades”, começa por afirmar a investigadora Patrícia Baptista do IN+ – Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento, especialista em mobilidade e representante do Técnico neste projeto inovador. “Tendo em conta que o potencial para replicação duma utilização eficiente e partilhada da via pública em cidades de média dimensão é elevado, a projeção associada a este reconhecimento é muito positiva”, complementa a investigadora.

O IDEA, desenvolvido pelo Técnico com o CEiiA para a Câmara Municipal do Porto, propõe um conceito original e disruptivo de promoção de uma utilização eficiente e partilhada da via pública, através da partilha de espaço anteriormente destinado a lugares de estacionamento, ou mesmo de parte da via de circulação. Os tradicionais lugares de estacionamento alocados a um uso específico são rentabilizados tendo em conta os vários tipos de usos e compatibilização dos períodos horários dos diferentes tipos de utilizadores. “Por um lado, diversos tipos de utilização da infraestrutura de estacionamento ocorrem em horários complementares, por exemplo, entregas de mercadorias face a entrada e saída de crianças das escolas, por outro muitas vezes em determinados períodos, a paragem de veículos em segunda fila, nomeadamente junto a escolas leva a uma ocupação excessiva e desnecessária de espaço da via pública, que pode ser otimizado para diferentes fins consoante o período horário”, explica Patrícia Baptista.

O projeto começou por propor partilha da mesma infraestrutura de estacionamento por diferentes categorias de utentes, quando verificada a compatibilidade no espaço e no tempo. “Com estacionamento na proximidade de escolas que adicionalmente, fora do horário de funcionamento destas, em que a área demarcada pode ser utilizada por outros utilizadores, como por exemplo, serviços de entregas, deixando de ser alocada aos utentes da escola”, tal como explana a investigadora do IN+.

Num outro cenário, evolutivo face à primeira solução,  a área anteriormente demarcada com alvéolos de estacionamento passa a ter uma sinalização horizontal própria e una podendo mesmo apropriar-se de parte da área anteriormente destinada à via de circulação, levando à criação de uma zona de partilha onde é possível parar por curtos espaços de tempos nos horários escolares, dentro da qual a própria comunidade escolar se organiza na ocupação de espaço, e sobre a qual é possível circular a baixa velocidade fora do horário de utilização escolar.

O papel do IN+ passou pela colaboração na quantificação dos impactes energéticos e ambientais associados à implementação deste conceito. “O conceito foi validado cientificamente e publicado em 2019 na revista internacional Transport Policy, com a apresentação quantitativa dos benefícios associados ao conceito. Atualmente, está implementado em 18 áreas da cidade do Porto”, refere Patrícia Baptista.

De acordo com a investigadora do IN+,  os impactes resultantes da implementação do IDEA “passam pelo aumento da eficiência da infraestrutura, visível num aumento da velocidade média de circulação e redução do impacte ambiental -devido à redução do congestionamento e do estacionamento em segundas filas-, um acesso mais conveniente e seguro para os utilizadores do espaço escolar – sem negligenciar ou afetar negativamente a utilização dos restantes agentes- , assim como permitir um tráfego mais fluído e seguro para os utilizadores da infraestrutura rodoviária”. Estas melhorias traduzem-se também em menores níveis de exposição dos cidadãos a poluentes locais, com benefícios em termos de saúde e qualidade do ar.

Uma das vantagens do IDEA – e que contribuiu para a atribuição do prémio – é que a solução é facilmente extensível e replicável noutras localizações, sendo a sua implementação de baixo custo, resumindo-se ao custo da sinalização vertical e horizontal, e correspondente divulgação. “Os horários das escolas, dos espaços comerciais e serviços, e da maior procura rodoviária são semelhantes em todo o País e as políticas de afetação de lugares de estacionamento nas cidades têm seguido os mesmos princípios de planeamento urbano”, salienta a investigadora do IN+.

Tal como frisa Patrícia Baptista neste esforço que tem que ser feito na “melhoria das condições de utilização do espaço público e aumento das condições de segurança, os municípios podem ser agentes ativos promotores de um ambiente urbano mais sustentável e seguro, ao potenciar – com custos irrelevantes – uma utilização mais eficiente da via pública e que vá de encontro às reais necessidades dos cidadãos”.

Global Mobi Awards PRIO

Estes prémios são uma iniciativa do grupo Global Media, promovida pelo Dinheiro Vivo e pelo Motor24, em parceria com a PRIO.

Durante os últimos seis meses, o júri avaliou as 53 candidaturas apresentadas nas dez categorias a concurso, tendo escolhido aqueles que mais se distinguiram pela inovação, pelo benefício público e pela qualidade das propostas.

A Câmara Municipal o Porto venceu o prémio ex-aequo com a Câmara Municipal de Coimbra, distinguida pelo projeto de Transportes Urbanos de Coimbra.