Campus e Comunidade

Robyn Farah – uma disseminadora de tecnologia que tem feito a diferença na África do Sul

A fundadora da KATO, veio ao técnico partilhar o trabalho que tem desenvolvido e os objetivos que a movem.

Promover a tecnologia na África do Sul é o principal objetivo de Robyn Farah. Para isso criou a KATO, uma empresa que através de vários eventos trabalha incansavelmente para impulsionar o crescimento tecnológico nesse continente. Foi sobre esta sua paixão pela tecnologia, o trabalho levado a cabo nos últimos anos, e ainda acerca de “tudo o que podemos fazer melhor em conjunto”, que Robyn Farah veio falar ao Técnico esta quarta-feira, 29 de novembro, no âmbito de uma Talk IEEE.

A paixão da oradora pela tecnologia e pelo hardware está presente nos vários projetos que lidera, mas também na forma como fala deles. As comunidades às quais está ligada – a Women in Tech Cape Town, The Modern Alchemists, Arduino Cape Town e TechTalk- são exemplos das “muitas potencialidades que existem em África” e “de tudo aquilo que há para partilhar nas maravilhas da tecnologia com o maior número de pessoas que conseguirmos”. “É preciso conectar as pessoas com a tecnologia e nós fazemos isso”, afirmava a responsável pela KATO.

Explicando alguns dos eventos que a sua empresa tem conduzido ao longo dos últimos tempos, mostrando algumas das invenções que a KATO tem acompanhado de perto, Robyn expôs com os participantes da palestra algumas dicas essenciais para gerir uma comunidade tecnológica, e os desafios e benefícios que estão inerentes a essa gestão. “É maravilhoso poder estar no meio de tudo isto”, ia sublinhando.

Apesar de todo o trabalho realizado até agora ser exemplar, Robyn pretende crescer, e prosseguir com os objetivos centrais que a movem desde o inicio: educar, usar o desenvolvimento tecnológico para melhorar o mundo e promover a inclusão de todas as culturas nesse progresso. Houve ainda tempo e espaço para a oradora deixar alguns conselhos aos alunos que assistiram à palestra: “sejam os mentores que vocês gostariam de ter”, frisou.

Nas várias fotos e vídeos que Robyn mostrou para retratar os projetos que acompanha ou os eventos que promove havia sempre dois elementos dominantes: a alegria dos participantes e a magia da tecnologia.