Semana da Cultura dá a conhecer artistas do Técnico

Além da exposição que deu a conhecer os talentos da escola, foram diversas as atividades que proporcionaram aos alunos do Técnico momentos de lazer e o contacto direto com vários tipos de arte.

Durantes três dias a arte esteve mais do que nunca à flor da pele no Técnico. A responsável pelo feito foi a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) que promoveu mais uma “Semana da Cultura”, realizando-se no âmbito da mesma um conjunto variado de exposições, workshops e palestras. “O nosso objetivo com esta semana é garantir que os alunos do Técnico têm uma maior proximidade às artes e à cultura através de exposições, palestras e workshops”, destaca Carolina Veríssimo, uma das responsáveis pela organização.

De 22 a 24 de abril, no átrio do Pavilhão Central, foi possível contemplar trabalhos de fotografia, de pintura, e conhecer o trabalho de alguns artistas do Técnico. Atraídos pela curiosidade ou pelo gosto pela arte, foram muitos os alunos, professores e funcionários que ao longo dos três dias passaram pelas exposições para contemplar os trabalhos expostos. “Vieram muitas pessoas ver as exposições e o feedback que temos obtido é muito positivo”, assinala Carolina Veríssimo.

No caso da exposição dos ArtISTas onde os talentos eram do Técnico, a reação do espetador oscilava entre a estima e a surpresa, tal como partilha a responsável pela organização: “ a maioria dos visitantes ficava surpreendida por os artistas serem do Técnico, porque normalmente quando pensamos num aluno da escola não nos ocorre imediatamente que pode saber desenhar ou pintar, ou fazer poesia, e por isso esta exposição ajudou também a desmistificar a ideia que só nos interessamos por Engenharia e Ciência”. “Além de aproximar os alunos da cultura, estamos a dar-lhes uma oportunidade de se mostrarem e promoverem o seu trabalho”, acrescenta Carolina Veríssimo.

Além de poderem desfrutar das várias atividades, os participantes da “Semana da Cultura” tiveram ainda como bónus a oferta de bilhetes que lhes permitirá visitar vários museus da cidade. Para encerrar da melhor forma, e não esquecendo o mote da iniciativa, a comunidade foi convidada a participar num quizz cultura “divertido e exigente”, como prognosticou horas antes Carolina Veríssimo.