Campus e Comunidade

Startup criada por alumnus do Técnico vence maior programa de aceleração nacional de turismo

A ZOOMGUIDE foi a grande vencedora do Grande Final do Tourism Explorers, arrecadando um prémio de 10 mil euros e três meses de incubação gratuita, atribuídos pela Universidade de Aveiro Incubator.

Por detrás de cada local ou monumento que visitamos há histórias singulares para descobrir que enriquecem a experiência de qualquer turista. Na ausência de um guia ou de um residente local que nos ajude nesta descoberta, poderemos sempre recorrer à ZOOMGUIDE – a aplicação (app) que pretende ajudar turistas a ter a informação desejada sobre o património cultural, recorrendo à Inteligência Artificial. O potencial deste projeto é enorme e foi reconhecido na Grande Final do Tourism Explorers, o maior programa nacional de criação e aceleração de startups ligadas à área do turismo.  Para além do prémio monetário de 10 mil euros, a startup criada pelo antigo aluno do Técnico, Afonso Cunha, recebeu três meses de incubação gratuita, atribuídos pela Universidade de Aveiro Incubator.

“O nosso objetivo é melhorar experiência dos turistas- nacionais ou internacionais, e ajudar na divulgação e valorização do património cultural gerido pelas organizações parceiras, como museus, espaços culturais/históricos e cidades”, explica Afonso Cunha.  Para tal, a ZOOMGUIDE trabalha em duas componentes: desenvolve um método de pesquisa que permite ao turista aceder a conteúdos sobre um ponto de interesse de uma forma extremamente fácil; e disponibiliza ferramentas digitais que permitem às organizações parceiras criar e gerir conteúdos, que são posteriormente disponibilizados ao turista. “Estas ferramentas são disponibilizadas sem qualquer custo, e, inclusivamente, entregamos parte das nossas receitas às organizações parceiras, uma vez que as vemos exatamente como tal: parceiros”, refere o alumnus do Técnico.

Para quem gosta de fazer turismo a sério a plataforma não podia ser mais apelativa e simples de usar: basta tirar uma fotografia para conhecer as histórias por detrás daquilo que está à sua frente. Esta descoberta será feita através de conteúdos multimédia “desenvolvidos por alguém que é especialista naquilo que está a ver”, tal como evidencia Afonso Cunha. “Existem outras funcionalidades como, por exemplo, a possibilidade de criar um passaporte de conteúdos, que permite ao turista reviver e partilhar as suas histórias favoritas, mas o essencial é o que descrevi no parágrafo anterior”, avança ainda o empreendedor.

A ideia de criar a ZOOMGUIDE surgiu exatamente enquanto Afonso Cunha assumia o papel de turista em Berlim, numa viagem em dezembro de 2019. “Senti que a minha experiência enquanto turista poderia ser melhor se conseguisse aceder de uma forma fácil a informação relevante sobre aquilo que encontrava”, recorda. Depois disso, o antigo aluno tentaria perceber se seria o único a sentir esta lacuna, questionando para tal amigos, familiares e amigos de amigos. “Também entrevistei profissionais da área da museologia/gestão de espaços culturais, e ficou claro que não era o único a pensar assim”, relembra. A partir daí o alumnus  focou-se na procura de potenciais soluções para o problema, até que chegou aquilo que é hoje a ZOOMGUIDE.

De acordo com Afonso Cunha a vitória na grande final do Tourism Explorers é fundamental do ponto de vista da “validação que obtivemos por parte do júri relativamente ao problema e à nossa solução”. “É algo que faz com que estejamos ainda mais motivados para continuar a desenvolver este projeto”, frisa ainda o alumnus. Obviamente que os prémios que chegam com esta conquista são também importantes, “uma vez que irão ajudar a suportar alguns dos custos relacionados com os servidores e outros serviços cloud que utilizamos, além de outras despesas da startup”, tal como salienta o fundador da ZOOMGUIDE.

A aplicação já existe e está disponível no site da startup, “no entanto, a funcionalidade de pesquisa está atualmente desabilitada porque os conteúdos estão a ser finalizados”, clarifica Afonso Cunha. As próximas etapas do projeto passam pelo lançamento ao público- que deverá acontecer no primeiro trimestre de 2021-  mas também “pelo estabelecimento de mais parcerias com espaços culturais, fazendo crescer a equipa, e continuando a desenvolver tecnologia que torna a experiência do turista cada vez melhor”.