STT entre as seis melhores equipas do mundo na fase de qualificação do CSAW’19

A equipa de alunos do Técnico foi também a segunda melhor equipa europeia da competição, um posicionamento que lhe deu acesso direto à final europeia da competição.

A Security Team do Técnico (STT) qualificou-se para a final europeia do CSAW 2019, uma das maiores competições de cibersegurança. E se isto por si só já seria uma boa notícia, imagine-se que além de garantir a presença na competição, a equipa do Técnico ficou entre as 6 melhores equipas mundiais e foi a 2.ª melhor a nível europeu. “Estes resultados refletem o investimento feito durante todo o ano, a participar em inúmeras competições e a aprender novas técnicas nas nossas reuniões. Só assim conseguimos resolver problemas mais difíceis e alcançar melhores resultados nas competições”, frisa um dos elementos da equipa, Manuel Sousa. Os sublimes resultados têm sido uma constante da equipa de cibersegurança da escola, representando da melhor forma o Técnico além-fronteiras. “Cada vez que uma equipa nossa viaja e participa numa final internacional acrescentamos mais bagagem e experiência à equipa e em quantas mais finais participamos melhor conseguimos representar o Técnico lá fora e as pessoas ficam a saber que a nossa escola tem um bom currículo na área de segurança”, afirma Nuno Sabino, outro dos alunos que integra a STT.

A classificação torna-se ainda mais impressionante se considerarmos o nível da competição e o facto de a STT se ter batido com mais de 500 equipas, muitas delas de topo mundial. Este posicionamento motiva “a equipa para continuar a trabalhar arduamente e a tentar sermos cada vez melhores”, como salienta o elemento da STT,  Manuel Goulão. “Estes resultados também atraem mais pessoas interessadas em segurança que desejam ingressar na equipa. Adicionalmente, ser a segunda equipa europeia deixa-nos necessariamente com a expectativa de obtenção de um bom lugar nas finais”, acrescenta ainda o aluno.

A competição que apurou a STT para a final europeia dos CSAW’19 decorreu nos moldes habituais, com vários desafios das categorias usuais de criptografia, web, reverse engineering e análise de binários. “A categoria com mais desafios e que valia mais pontos era criptografia e felizmente foi onde nos saímos melhor, pois conseguimos completar todos os desafios dessa categoria”, recorda o professor Pedro Adão, coordenador da equipa. “Também nos saímos muito bem em análise de binários e atribuímos isso à constante prática desse tipo de desafios nas reuniões da equipa. No final, em 27 desafios conseguimos resolver 23 o que é excelente”, adiciona ainda.

A final europeia da CSAW 2019 irá decorrer entre 6 e 8 de novembro em França e irá colocar frente a frente as melhores equipas, cada uma delas constituída por 4 elementos. Esse é agora o desafio a nível interno na STT, definir estratégias e escolher os melhores trunfos para obter o melhor resultado possível na competição “Estamos a tentar selecionar uma equipa de quatro membros que esperamos ter mestria em todas as categorias de desafios de modo a obter um bom resultado”. Uma coisa é certa, o histórico da equipa do Técnico é muito positivo nesta competição, como lembra o aluno Afonso Santos: “No ano passado a competição final foi muito renhida entre as equipas de topo e terminámos a final em 3.º lugar”. Quem sabe este ano a equipa do Técnico não continua a superar-se a si própria como nos tem habituado.