SUMMA visto ao detalhe em mais um Priberam Machine Learning Lunch Seminar

Desta vez o foco do seminário foi a plataforma, ainda em desenvolvimento, e que permitirá controlar, disseminar e transformar a informação.

Sebastião Miranda, engenheiro de software da Priberam, foi o convidado desta terça-feira, 21 de março, de mais um “Priberam Machine Learning Lunch Seminar”,  organizado no Instituto Superior Técnico. A palestra centrou-se no “Scalable Understanding of Multilingual MediA” – SUMMA, um projeto de investigação europeu que integra o Horizonte 2020, e através do qual se está a desenvolver uma plataforma de monitorização automática dos media, que compila e coloca à disposição do utilizador a informação produzida em várias línguas.

Numa detalhada apresentação, o engenheiro Sebastião Miranda mostrou aos vários participantes do seminário as valências do projeto, as várias ligações de informação multilingue que esta plataforma possibilitará, mas essencialmente as metas que lhe estão associadas. No final os participantes puderam visualizar a plataforma, e recorrendo a exemplos práticos, o engenheiro demonstrou como esta “permite ao utilizador ficar a par da informação que se produz no mundo, sobre os mais variados assuntos, num intervalo de tempo definido pelo utilizador”, resumiu.

A Priberam é um dos vários e conceituados parceiros do projeto, de onde constam instituições como a BBC, a Universidade de Edimburgo ou a Deutsche Welle. Com início em fevereiro de 2016, o SUMMA está dividido em várias fases, pretendendo-se que a plataforma evolua no sentido de reconhecer e traduzir automaticamente formatos áudio, realizar análise semântica profunda ou ainda síntese e deteção de sentimentos. Além da disponibilização e disseminação da informação em várias línguas, permitirá ainda a produção e análise de dados da mesma.