Campus e Comunidade

TagEnergy e Técnico reforçam apoio a mulheres na Energia com Bolsas de Estudo “Women in Energy MSc”

Pela segunda vez, duas estudantes do Técnico receberam bolsas que incentivam as mulheres a trabalhar no setor da Energia.

O Instituto Superior Técnico e a TagEnergy celebraram a segunda edição das Bolsas “Women in Energy MSc”, um programa destinado a apoiar financeiramente e incentivar a presença feminina nas áreas de Energia e Engenharia. A iniciativa, alinhada com a promoção da igualdade de género no setor tecnológico, visa capacitar estudantes e abrir portas para uma maior representatividade feminina em setores tradicionalmente dominados por homens. A cerimónia decorreu no dia 14 de outubro, na sala de Reuniões do Pavilhão Central, no campus Alameda.

Inês Dias e Margarida Cavaleiro, estudantes de mestrado em Engenharia Mecânica e Engenharia e Gestão da Energia, respetivamente, foram as premiadas da edição 2024/25 das bolsas apoiadas pela TagEnergy. A estudar em Estugarda, ao abrigo do programa Erasmus, Inês Dias defendeu, por mensagem à distância, que são necessárias “mais oportunidades como esta para motivar as mulheres a entrarem e permanecerem neste setor”. Já Margarida Cavaleiro, presente na cerimónia, referiu a importância de “as crianças pequenas não verem o setor da Energia como algo que não é para elas”.

Para uma das vencedoras do ano anterior, Maria Pedrosa, “estas bolsas são muito importantes porque anteriormente muitas acabavam por ser atribuídas a homens. Este programa faz a diferença”, rematou.

Também presente na cerimónia, esteve o presidente do Instituto Superior Técnico. Rogério Colaço aproveitou a ocasião para reforçar a importância deste programa ao referir como “as bolsas TagEnergy são um apoio muito estimulante” para as estudantes da Escola. “Estas medidas enquadram-se em duas linhas estratégicas: o apoio aos estudantes e a promoção da equidade de género”, especificou. E acrescentou: “apesar de 52% da população portuguesa ser feminina, essa proporção não se reflete em várias posições de destaque no setor tecnológico, algo que o Técnico procura combater ativamente com iniciativas como esta”.

Em representação da TagEnergy esteve a Monica Andreu, Chief Technology Officer da empresa, que sublinhou que “ser uma mulher no sector da energia é um desafio”. Mencionou ainda a necessidade de superar barreiras e preconceitos num setor ainda dominado por homens. Ainda assim, reforçou o compromisso da TagEnergy em criar oportunidades para que mais mulheres possam afirmar-se neste campo, contribuindo para uma indústria mais inclusiva e equilibrada.

 

Fotogaleria.