Talent Search Meeting aproxima alunos do Técnico da Novabase-Celfocus

Uma dezena de alunos tiveram oportunidade de satisfizer a sua curiosidade acerca da empresa através da experiência e perspetiva de 6 alumni que atualmente integram os quadros da tecnológica.

Decorreu na passada quinta-feira, 19 de novembro, mais um Talent Search Meeting com a Novabase- Celfocus. Tendo em conta os constrangimentos impostos pela pandemia, o evento reajustou-se ao formato online, permitindo de igual forma aos alunos inscritos esclarecer todas as suas dúvidas sobre a empresa e acerca de tudo o que podem esperar de uma carreira na Novabase Celfocus- uma empresa do grupo Novabase que se dedica à contratação de recém- graduados.

O vice-presidente do Técnico para as Ligações Empresariais e Operações, professor Pedro Amaral, ficaria responsável por abrir a sessão partilhando a forma positiva como olha para estes eventos que permitem uma aproximação entre as empresas e o talento do Técnico. “Esta sessão permitir-vos-á conhecer melhor a Novabase-Celfocus, perceber a dimensão da sua marca, conhecer alguns aspetos identitários do grupo e também a sua visão e missão”, salientou. Agradecendo também a presença e adesão dos estudantes ao evento, o vice-presidente do Técnico realçava a valor que as empresas atribuem aos graduados do Técnico que “tanta diferença fazem no país e no mundo”. “É assim que queremos que continue. Deste lado tudo faremos para vos ajudar na entrada no mercado de trabalho”, acrescentava o professor Pedro Amaral.

Para tornar a sessão ainda mais apelativa os estudantes contaram com os testemunhos de antigos alunos do Técnico que integram, hoje em dia, os quadros do grupo Novabase. Ao longo de mais de uma hora os alumni Paulo Anjos, Frontend Developer, Ana Caldeira, Business Analyst , Bernardo Oliveira Pinto, Technical Architect, Beatriz Santos, Business Analyst, Nuno Vilela Pais, Big Data Engineer, e Nuno Cortesão, Blockchain & DLT Lead, partilharam experiências, percursos de carreira e diversos conselhos.

Os alunos e alumni seriam distribuídos por 3 salas virtuais, onde poderiam de forma mais intimista expor as suas dúvidas e experiências. Os profissionais do grupo Novabase recordariam os tempos de alunos, partilhariam os momentos-chave dos seus percursos que os conduziram até à empresa, dando a conhecer um pouco da realidade da tecnológica e os desafios que abraçam diariamente.

À medida que a partilha acontecia, os alunos do Técnico iam revelando as suas dúvidas. As rotinas e a carga de trabalho, como criar um plano de carreira, os processos de recrutamento e a forma como a empresa se adaptou ao trabalho remoto foram as dúvidas que mais vezes invadiram as conversas.

De forma muito acessível e partindo do seu próprio exemplo, os profissionais do grupo Novabase ajudariam a esbater várias preocupações. “Uma das coisas boas que descobri no mundo do trabalho é que geralmente há pessoas mais velhas nas empresas que falam connosco, ajudam-nos a perceber em que é que somos bons, onde é que podemos ser felizes a trabalhar”, destacava Nuno Cortesão. “Na minha área, não só não paramos de recrutar, como contratamos mais do que antes, porque ganhámos projetos muito grandes e estamos com uma grande necessidade de pessoas. Isto não é de facto uma fase fácil para o país, mas acho que a nossa área não se ressente tanto como outras ao nível da empregabilidade”, destacava, por sua vez, Beatriz Santos.

No final da sessão, todos os intervenientes voltaram a reunir-se numa única sala, para um balanço da iniciativa e partilha dos conselhos finais. Os alumni reiteraram aquilo que já haviam dito e frisaram a importância de perguntar e de não ter medo de errar. “Arrisquem e falem. Normalmente, quando as pessoas entram na empresa ou não têm à-vontade para partilhar e perguntar, ou têm medo de como isso pode ser visto e interpretado. Uma das coisas que mais me ajudou a crescer foi desbloquear este aspeto e isso trouxe-me respostas muito importantes para a minha carreira” vincou a alumna Ana Caldeira.

Esta é uma das atividades realizadas no âmbito do Programa de Recrutamento de Jovens Talentos do Técnico (Talents@Técnico), promovido pela Área de Transferência de Tecnologia( TT@Técnico).