Técnico acolhe estudantes do 3.º ciclo na segunda semana de atividades do Verão na ULisboa

Participantes contaram com mais de uma dezena de jogos e dinâmicas para explorar a Escola e alguns dos seus núcleos de estudantes.

Está muito barulho na Sala de Computadores do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no campus Alameda do Instituto Superior Técnico. Desta vez não são conversas animadas entre estudantes que preenchem o espaço, nem o matraquear constante dos teclados enquanto programam, mas sim bananas que apitam em diferentes tons quando pressionadas. Esta é uma das atividades do Verão na Universidade de Lisboa (ULisboa), iniciativa que, de 8 a 12 de julho, deu o Técnico a conhecer a cerca de três centenas de estudantes do 3.º ciclo do Ensino Básico, depois de na semana anterior ter recebido outras três centenas de estudantes do ensino secundário.

São esses estudantes que agora decidem as frequências (e, consequentemente, os tons e notas) que o toque em cada banana irá despoletar no circuito elétrico a que estão ligadas, procurando reproduzir músicas que conhecem usando este instrumento tropical e rico em potássio. “Também conseguimos criar as nossas próprias melodias”, partilha Manuel, entusiasmado, acrescentando que a semana de atividades “abriu[-lhe] a mente para as várias áreas dentro da engenharia”.

A par desta atividade, havia muito por onde escolher. Operar uma garra hidráulica com seringas cheias de água (recorrendo a puxões e empurrões dos seus êmbolos), construir rockets para lançar no final da semana, um peddy-paper que fez os estudantes percorrer o campus Alameda de uma ponta à outra respondendo a adivinhas e construir uma ponte que aguentasse a maior carga possível são apenas alguns exemplos das muitas iniciativas que monitores e membros de Núcleos de Estudantes do Técnico dinamizaram para os participantes.

No polo de Oeiras, os participantes puderam experimentar atividades relacionadas com a gestão de cadeias de abastecimento, com a programação de um carro, com o design de um website, com lentes mágicas para filtros de Snapchat e ainda com vista ao desenvolvimento de um videojogo. Perante a variedade na oferta, Guilherme está satisfeito. “Esta semana está a ser acima das minhas expectativas – pensei que eram só nerds e que passariam o dia todo à frente do computador”, confessa o estudante do 3.º ciclo. Madalena, também no polo de Oeiras, recomenda a semana de Verão na ULisboa “porque se fazem novas amizades e é muito divertido ter novas experiências”.

E são amizades para durar, ao que parece – na já tradicional cerimónia de fecho com lançamento de rockets construídos pelos próprios participantes, na Alameda, toma forma um novo ritual. Enquanto os rockets que construíram vão sendo lançados um após o outro, silvando pelo ar sob uma chuva de aplausos, os estudantes, munidos de marcadores de feltro, escrevinham, rabiscam e rasuram as t-shirts uns dos outros, deixando autógrafos e mensagens para que, no futuro, se venham a recordar de uma semana bem passada no Técnico. Muitos antes de cá estudarem, possivelmente.