Técnico acolhe seleção europeia de cibersegurança antes da partida para o Campeonato do Mundo

Um bootcamp preparatório para o Campeonato do Mundo de cibersegurança, a realizar em agosto, ocorreu no Técnico e contou com a presença dos 17 jogadores da seleção europeia.

O Instituto Superior Técnico acolheu, entre 7 e 9 de julho, no campus Alameda, o bootcamp final da equipa que representará a Europa no Campeonato do Mundo de cibersegurança, que se realiza de 1 a 4 de agosto em San Diego (Estados Unidos da América). Integram a equipa Bruno Mendes, estudante do mestrado em Engenharia Informática e de Computadores, e Pedro Adão, professor do Técnico, como treinador. A competir em San Diego estarão oito equipas, em representação de várias áreas do globo terrestre.

A receber participantes e staff do evento esteve Rogério Colaço, presidente do Instituto Superior Técnico, que se declarou “feliz e orgulhoso” e deixou à equipa votos de sucesso para o desafio que a espera: “Have a nice stay and be strong” (tenham uma boa estadia e sejam fortes, em tradução livre).

Durante o bootcamp, teve também lugar o International Cybersecurity Challenge (ICC), em que 25 equipas de vários países europeus enfrentaram a seleção europeia, numa simulação do que se espera no campeonato do mundo. Nesta competição, participaram também 12 representantes (sete são estudantes do Instituto Superior Técnico) da equipa portuguesa que representará o país no European Cybersecurity Challenge, em outubro, em Hamar (Noruega).

Como membro da equipa técnica da seleção europeia, Pedro Adão escolhe, junto com os pares, “ferramentas e estratégias e seleciona os jogadores – idade limite de 25 anos no dia da competição – propostos pelos diferentes países, que integrarão a equipa”, explica.