Campus e Comunidade

Técnico Alumni Mentoring Program: encontro entre estudantes e alumni marca arranque da 5.ª edição

O programa de mentoria contou com mais de 230 estudantes inscritos e 150 mentores alumni do Técnico.

O Grande Auditório do Centro de Congressos, no Pavilhão de Civil do campus Alameda do Instituto Superior Técnico, acolheu, no passado dia 24 de outubro,  o lançamento da edição 2023/2024 do Técnico Alumni Mentoring Program. Entre mentores e mentorados, foram mais de 80 pessoas que deram início à 5.ª edição do programa de mentoria, num evento que serviu de primeiro contacto e convívio entre os participantes. Este programa de mentoria tem a duração de um ano letivo e permite aos estudantes do Técnico serem aconselhados por um alumni do Técnico e obterem orientação a nível de percurso académico e apoio sobre as escolhas, caminhos e desafios de cada profissão.

Miguel Allen, mentor que participou nas 3.ª e 4.ª edições do programa, realçou no evento a importância da existência do programa, descrevendo-o como “uma oportunidade única para conversar com pessoas que conhecem o mercado de trabalho e que já passaram pela experiência que os estudantes estão atualmente a vivenciar”. Destacou ainda que teve vários tipos de estudantes como mentorandos: “Alguns alunos precisam de um empurrão, mas também acho importante que o mentor seja proativo e chame a atenção para a importância desta oportunidade na tomada de decisões futuras”. Da mesma forma, Miguel Lopes, mentorado da 4.ª edição do programa, concordou com as ideias apresentadas por Miguel Allen: “A minha mentora foi sempre muito presente, proativa e interessada, por isso decidi inscrever-me novamente este ano, pois gostei muito da experiência”. Salientou ainda a importância dos estudantes estabelecerem objetivos para a mentoria e fazer perguntas estruturadas aos mentores, de forma a tirar o máximo partido do seu conhecimento.

Acerca das expectativas sobre o programa, Joana, aluna de mestrado em Engenharia Química no Técnico, partilhou que se inscreveu para complementar a sua formação e obter aconselhamento sobre o mercado de trabalho: “Acho que, estando na faculdade e apenas assistindo às aulas, não temos uma perceção clara do que o futuro nos reserva, e ter um mentor que já está na área profissional é muito vantajoso e faz toda a diferença”. 

Ludmila, aluna de mestrado em Engenharia e Ciência de Dados, também comentou a sua satisfação: “Apesar do meu mentor não estar presente aqui, a correspondência foi muito boa, e o meu mentor trabalha numa empresa que me interessa bastante. Estou muito entusiasmada”.  Luca, aluno de mestrado em Engenharia e Gestão de Energia, partilhou o entusiasmo dos colegas: “Procurei um mentor na área de desenvolvimento de produtos, e o meu mentor é especialista em pesquisa do utilizador e design thinking, áreas em que já trabalhei em vários projetos durante a licenciatura.” O mentor de Luca encontra-se na Austrália, e embora o programa seja realizado maioritariamente de forma remota, o aluno demonstrou grande entusiasmo.

Em conversa com vários pares mentor-mentorado, foi também reconhecida a eficácia do sistema de correspondência de perfis no âmbito do programa. Maria, aluna de mestrado em Engenharia Informática e de Computadores, confirma-o: “Esta é a minha primeira experiência e o emparelhamento foi perfeito. Estou muito satisfeita”.
Depois desta sessão, o contacto entre mentores e mentorandos irá prosseguir, com os estudantes a terem a melhor orientação possível na tomada de decisão sobre os vários percursos profissionais ao seu alcance.