Técnico apresenta guia de Valores Orientadores

Coordenado pela Provedoria da Escola, o documento pretende contribuir para um ambiente aberto e acolhedor.

Respeito, colaboração, excelência, integridade e inovação. São estes os cinco valores que balizam os comportamentos esperados pela comunidade do Instituto Superior Técnico, sintetizados no documento “Valores Orientadores – por um ambiente aberto e acolhedor”, esta semana apresentado à Escola numa campanha online e física pelos vários espaços dos campi. O documento, coordenado pela Provedoria do Instituto Superior Técnico, pretende contribuir para melhorar a forma de trabalhar, de tratamento dos outros, de ensinar e fazer investigação na Escola.
A definição destes valores e comportamentos esteve aberta à comunidade e envolveu a participação 82 voluntários – estudantes, trabalhadores técnicos e administrativos, docentes e investigadores, e materializou-se em nove sessões de grupos de discussão. O processo contou ainda com 55 contribuições por meio de um formulário online.

Depois de ter sido identificada a necessidade de mapear as percepções e necessidades da comunidade do Técnico no que respeita aos Valores e Comportamentos esperados de cada elemento que a constitui, a Vice-Presidente para a Gestão Administrativa do Conselho de Gestão do Técnico, Helena Geirinhas Ramos, constituiu um grupo de trabalho independente em junho de 2021 para a concepção e desenvolvimento de um guia que compilasse os valores orientadores e comportamentos alinhados com a missão e valores da instituição.

O Grupo de Trabalho foi liderado pela provedora para o Ensino do Técnico, e professora da Escola, Raquel Aires de Barros, e contou com a participação de uma estudante, três funcionários, dois docentes e uma investigadora. Foram identificados cinco valores fundamentais (respeito, colaboração, excelência, integridade e inovação) e foi feita uma chamada à comunidade para contribuírem de forma ativa para o desenvolvimento deste trabalho, na definição dos comportamentos e atitudes a incentivar, assim como na identificação de condutas que não são adequadas ou desejáveis.

O resultado foi compilado no guia “Valores Orientadores – por um ambiente aberto e acolhedor”, que está disponível na íntegra no site da provedoria, havendo versões impressas disponíveis nas recepções de todos os campi do Técnico. O Guia conta com o apoio expresso do Conselho de Gestão da Escola.

“Esperamos que este guia contribua para melhorar a forma como trabalhamos, como nos tratamos uns aos outros, como ensinamos e fazemos investigação, e que estes valores se tornem parte integrante do nosso ADN”, explica a provedora Raquel Aires de Barros. “Os nossos Valores e Comportamentos estão no cerne de tudo o que fazemos. Eles guiam o nosso comportamento como comunidade Técnico. Ao definir esses Valores e Comportamentos e ao incorporá-los na nossa vida quotidiana de trabalho e estudo, podemos compreender melhor o que se espera de nós, reconhecer e apoiar comportamentos positivos, e abordar ativamente condutas inadequadas.”

Quaisquer inobservâncias aos valores e comportamentos podem ser reportados à Provedoria através dos contactos disponibilizados

Brochura “Valores Orientadores – por um ambiente aberto e acolhedor”