O Instituto Superior Técnico celebrou, a 22 de dezembro, a assinatura do primeiro contrato de arrendamento inserido numa bolsa de alojamento, no âmbito do programa “Quarto e Quartos”. O primeiro estudante a beneficiar deste protocolo é Vicente Duarte, estudante-deslocado oriundo de Elvas que inicia os seus estudos universitários através da Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores, usufruindo agora de alojamento próximo do campus Alameda.
“Muitos parabéns. Espero que faças bom uso da oportunidade e que [esta] ajude com os teus estudos”, desejou Alexandre Francisco, vice-presidente do Técnico para os Assuntos Académicos à data da cerimónia. Em resposta, o bolseiro Vicente agradeceu a oportunidade, frisando que esta “é uma grande ajuda em termos práticos – vai, de certa forma, ‘amplificar’ os estudos”. O aluno de Elvas considera, por exemplo, que a proximidade do quarto com o Técnico será benéfica para que possa vir estudar para a faculdade durante mais tempo, sem tanto tempo consumido em transportes.
“O objetivo da bolsa é dar uma oportunidade a alguém que dela precise”, explicou o mecenas em representação da ‘Quarto e Quartos Operações, Modoramo Lda.’, entidade parceira do Técnico neste protocolo. “Eu próprio sofri na pele o que é estudar na universidade de manhã e trabalhar à noite”, acrescentou, frisando que a bolsa pretende aliviar os estudantes dessa carga. “Não é trivial encontrar alojamento acessível em Lisboa, pelo que certamente vai fazer a diferença”, complementou Alexandre Francisco, agradecendo ao mecenas.
O programa “Quarto e Quartos” é dirigido a estudantes com cidadania portuguesa, inscritos no 1.º ciclo de estudos em qualquer curso, com dificuldades financeiras e mérito académico e cuja morada fiscal seja fora da área metropolitana de Lisboa.