O Instituto Superior Técnico coordenará o projeto I-MAT (Innovative Mobility Attracting Tools for Latin America), através do Núcleo de Mobilidade e Cooperação Internacional (NMCI) da Escola.
Trata-se de um projeto co-financiado pela União Europeia, para o reforço das capacidades no ensino superior. Focada na partilha de boas práticas de internacionalização, entre instituições europeias e latino-americanas, através de uma abordagem digital, a iniciativa terá a duração de três anos. Apesar de as instituições diretamente envolvidas serem europeias e latino-americanas, os materiais produzidos, incluindo uma app, “deverão servir de inspiração para instituições de todo o mundo”, explica Luís Moreira, coordenador do Núcleo. O objetivo é aumentar o número de participantes (estudantes, académicos, técnicos superiores e assistentes técnicos) em programas de mobilidade internacional.
O pontapé de partida do projeto aconteceu no Técnico entre os dias 1 e 3 de março e, desde então, os vários grupos de trabalho reúnem para a produção de inquéritos, publicações, workshops e formações para a capacitação dos envolvidos.
Participam neste consórcio universidades da Lituânia, Polónia, Brasil, Colômbia e Peru.