Técnico coordena projeto internacional para aumentar participações em programas de mobilidade

Um consórcio internacional constituído por países europeus e latino-americanos, no âmbito da mobilidade internacional, será liderado pelo Técnico.

O Instituto Superior Técnico coordenará o projeto I-MAT (Innovative Mobility Attracting Tools for Latin America), através do Núcleo de Mobilidade e Cooperação Internacional (NMCI) da Escola.

Trata-se de um projeto co-financiado pela União Europeia, para o reforço das capacidades no ensino superior. Focada na partilha de boas práticas de internacionalização, entre instituições europeias e latino-americanas, através de uma abordagem digital, a iniciativa terá a duração de três anos. Apesar de as instituições diretamente envolvidas serem europeias e latino-americanas, os materiais produzidos, incluindo uma app,  “deverão servir de inspiração para instituições de todo o mundo”, explica Luís Moreira, coordenador do Núcleo. O objetivo é aumentar o número de participantes (estudantes, académicos, técnicos superiores e assistentes técnicos) em programas de mobilidade internacional.

O pontapé de partida do projeto aconteceu no Técnico entre os dias 1 e 3 de março e, desde então, os vários grupos de trabalho reúnem para a produção de inquéritos, publicações, workshops e formações para a capacitação dos envolvidos.

Participam neste consórcio universidades da Lituânia, Polónia, Brasil, Colômbia e Peru.