O Técnico integra um dos maiores consórcios de inteligência artificial (AI) responsável, a nível global. Sob a liderança da Unbabel, o projeto tem por objetivo mitigar os riscos associados às tecnologias de machine learning atuais.
Vários investigadores do Técnico estão envolvidos neste Center for Responsible AI. Integram o board os Professores: Arlindo Oliveira (INESC-ID) e José Fonseca de Moura. No scientific board tem assento a Professora Isabel Trancoso (INESC-ID) e no Executive Board estão os Professores André Martins (IT) e Helena Moniz (INESC-ID).
A colaborar no projeto estão também:
- Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores: Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC-ID): Ana Paiva; Ana Teresa Freitas; Arlindo Oliveira; Bruno Martins; Francisco Melo; Helena Moniz; Isabel Trancoso; João Paulo Carvalho; Paolo Romano;
- Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa): Alexandre Bernardino; Athanasios Vourvopoulos; Catarina Barata; João Sanches; José Santos-Victor; Patrícia Figueiredo; Pedro Lima; Rita Nunes;
- Instituto de Telecomunicações (IT): André Martins; Chrysoula Zerva; Mário Figueiredo.
O investimento, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), será de 78 milhões de euros e gerará mais de 200 postos de trabalho em Portugal.
Deste consórcio fazem parte outras entidades portuguesas: onze startups, oito centros de investigação, quatro parceiros da área da saúde, um parceiro no turismo e um parceiro do setor do retalho.