Técnico integra fundo de transferência de tecnologia lançado pela Armilar Venture Partners

O TechTransfer Fund pretende apoiar empresas de base tecnológica em diferentes setores e também em diferentes estágios de maturidade.

A Armilar Venture Partners, uma gestora independente de fundos de capital de risco, anunciou esta terça-feira, 5 de fevereiro, um novo fundo de investimento para promover a transferência de tecnologia das universidades para o tecido empresarial. O Armilar Venture Partners TechTransfer Fund tem uma capitalização total de €60 milhões e como objetivo a identificação, investimento e apoio ao desenvolvimento de empresas que assentam na produção de investigação desenvolvida em contexto académico.

No comunicado enviado à imprensa, Pedro Ribeiro Santos, sócio da Armilar Venture Partners, explica o valor que a empresa foi percecionando no conhecimento produzido no ecossistema académico: “Ao longo dos anos, construímos um conhecimento profundo do ecossistema Português, e vimos um fluxo significativo de elevada qualidade de negócio que sai das melhores escolas de engenharia e instituições de investigação do país, com quem temos fortes relacionamentos”. Joaquim Sérvulo Rodrigues, sócio e CEO da empresa, refere, no mesmo comunicado, que o fundo permite “investir em empresas baseadas na tecnologia nas suas fases iniciais”, “mas também “podemos começar mais cedo a trabalhar com instituições para ajudar a identificar e a desenvolver as melhores oportunidades de transformar investigação de topo em empresas líderes da indústria”.

O TechTransfer Fund tem como principal investidor o Fundo Europeu de Investimento (FEI) e é também apoiado por empresas como a Semapa, através da unidade de capital de risco SemapaNext, ou a KPN Ventures. Do grupo de dez investidores internacionais constam também universidades, nomeadamente o Técnico. Sobre esta participação o presidente da Escola, professor Arlindo Oliveira, assinala que “não podíamos recusar a parceria com a Armilar quando são eles a lançar o primeiro grande fundo de Transferência De Tecnologia em Portugal”. Frisando que “a transferência de tecnologia é uma prioridade estratégica para o Técnico”, o professor Arlindo Oliveira lembra que esta ligação com a gestora de fundos de capital de risco não é de agora: “confiámos muitas vezes na equipa da Armilar para nos ajudar a desenvolver as iniciativas empreendedoras dos nossos investigadores, estudantes e graduados”.

Pioneiro em território nacional pelos contornos que o revestem, este que é o quinto fundo da Armilar Ventures desenvolvido com base na experiência da empresa e no trajeto de 19 anos de investimento em startups, que a nível internacional quer nacional. No leque de empresa que a gestora de fundos ajudou a lançar e crescer estão nomes sonantes como a OutSystems, a Feedzai ou Codacy.

Do total de €60 milhões que capitalizam este fundo, €45 milhões foram já angariados. A Armilar Ventures tem agora mais 12 meses para angariar o restante capital. Nos próximos cinco anos, e através deste fundo, entre 18 a 20 projetos tecnológicos com génese em universidades ou centros de investigação europeus, irão conseguir arrebatar o tão desejado financiamento que tantas vezes é o travão que não dificulta o sucesso.