Campus e Comunidade

Técnico recebe em 2022 o maior programa internacional de estudos espaciais

A International Space University atribuiu à Agência Espacial Portuguesa e ao Técnico a organização da próxima edição do Programa de Estudos Espaciais.

A Agência Espacial Portuguesa, Portugal Spacee o Instituto Superior Técnico foram selecionados pela International Space University (ISU) para organizar a edição de 2022 do Programa de Estudos Espaciais (SSP na sigla em inglês). O curso trará a Portugal mais de uma centena de estudantes, professores e especialistas de Espaço da Agência Espacial Europeia (ESA), NASA e de outras agências espaciais.

A decisão de atribuir  à Agência Espacial Portuguesa e ao Instituto Superior Técnico a organização da próxima edição foi conhecida esta terça-feira, 23 de fevereiro, e a escolha foi justificada com “a elevada qualidade da proposta” apresentada.

“O Conselho de Administração da ISU reconheceu a elevada qualidade da proposta apresentada pela Agência Espacial Portuguesa e pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e decidiu realizar o Programa de Estudos Espaciais de 2022 (SSP22) na região de Lisboa, Portugal, no período de junho-agosto”, pode ler-se no comunicado da instituição de ensino internacional.

Embora a ISU  possua um campus central em França, todos os anos o SSP acontece num local diferente do mundo. Ao mudar para uma nova cidade, num novo país, os responsáveis pela ISU pretendem acrescentar uma dinâmica particular ao plano de estudos, oferecendo aos seus alunos uma experiência educativa internacional única.

O projeto apresentado pela da Agência Espacial Portuguesa e pelo Técnico contempla a hipótese de realização do SSP22 nos campi da Alameda, em Lisboa, ou no do Taguspark, em Oeiras, uma escolha que a ISU concretizará nos próximos meses.

“O Instituto Superior Técnico tem muito orgulho em ter sido selecionado, na sua candidatura conjunta com a Portugal Space, como a primeira instituição de ensino superior portuguesa a receber esta importante escola em Ciências e Tecnologias do Espaço”, sublinha o presidente do Técnico, professor Rogério Colaço. “Temos várias linhas de investigação e de ensino focadas no Espaço, será entusiasmante podermos partilhar e aprender com os melhores especialistas a nível mundial e receber os alunos mais empenhados”, afirma ainda.

Também Hugo Costa, diretor da Agência Espacial Portuguesa e alumnus da ISU, realça a “honra de ver Portugal selecionado como destino da edição de 2022 do SSP”. “É mais um passo na concretização da estratégia Portugal Espaço 2030 uma vez que coloca a Agência Espacial Portuguesa como promotor de oportunidades associadas à educação e ao desenvolvimento de capacidades do sector espacial e ligada a uma universidade internacionalmente reconhecida no nosso sector”, afirma o diretor da Portugal Space.  De acordo com Hugo Costa, esta será também “uma oportunidade para fazer um show-case das capacidades nacionais e aproximar a nossa indústria e a nossa academia às principais agências internacionais e indústria mundial”.

Inspirada na ligação de Portugal ao mar, a proposta portuguesa prevê que o SSP22 verse sobre a temática da observação da Terra, o Oceano e as alterações climáticas. O programa, que conta com um forte apoio de todos os departamentos e centros de investigação ligados ao Técnico, irá incluir o contacto dos alunos com o ecossistema espacial português, prevendo-se visitas de campo a centros de investigação e empresas nacionais, incluindo startups.

O valor da proposta foi reconhecido pela ISU que destaca este “acesso a competências nacionais em matérias relacionadas com o espaço em universidades, centros de investigação, agências governamentais e empresas privadas”. “Estes recursos, combinados com instalações académicas e residenciais de alto nível e um ambiente acolhedor e seguro, tornam a SSP muito promissora em 2022”, refere ainda a ISU.

Sobre o SSP:

O Programa de Estudos Espaciais é uma intensa experiência de desenvolvimento profissional pensada para estudantes pós-graduados e profissionais das mais variadas disciplinas. O curso tem a duração de dois meses e cada edição tem tradicionalmente 120 participantes de 25 ou mais nacionalidades.

O curriculum  cobre os principais campos do conhecimento ligados ao Espaço, quer técnicos como não técnicos, abrangendo desde política, economia e direito, negócios e gestão, humanidades, engenharia, ciências físicas, aplicações espaciais, entre tantos outros.

O SSP promove uma experiência num ambiente de trabalho internacional e interativo e em rede que conduz à criação de uma extensa rede profissional internacional e multidisciplinar, composta por antigos alunos do programa, membros do corpo docente da ISU e professores convidados.