O Instituto Superior Técnico acolheu, entre 24 e 26 de janeiro, no campus TagusPark, a Global Game Jam. Esta maratona de desenvolvimento de jogos, que desafia os participantes a criar um jogo completo em 48 horas, foi organizada pelo Laboratório de Jogos do Técnico e reuniu inscritos de todo o mundo.
Nesta 7.ª edição, a Global Game Jam, as várias equipas tiveram as “bolhas” como tema do jogo a construir, com a liberdade artística a ser um dos destaques desta edição.
Em estreia no evento, Pedro Figaleio, estudante de Engenharia Informática e de Computadores da Escola, partilhou que para quem queira trabalhar em jogos no futuro “participar na Global Game Jam é uma mais valia”.
A Global Game Jam reúne participantes de diversas áreas, como Engenharia Informática, Artes e Cibersegurança. Gonçalo Silva, aluno do mestrado em Engenharia Informática e de Computadores, que escolheu Jogos e Interação e Visualização como áreas de especialização, destacou a dinâmica da sua equipa: “cada um tem a sua função, mesmo com membros que não se conhece, vale tudo.”
O concurso internacional faz há sete edições parte da agenda do Laboratório de Jogos, a par da Montra de Jogos (MOJO) que se realiza todos os anos, sendo uma oportunidade para o desenvolvimento de técnicas e artísticas em ambiente competitivo.
O Laboratório de Jogos tem como missão ensinar conceitos relacionados com Desenho e Desenvolvimento de Jogos, apoiar estudantes que queiram ser game developers, promover e divulgar os projectos de investigação da área, e servir de ligação entre a comunidade académica e as empresas de videojogos.