Técnico representado no European CyberSecurity Challenge

Portugal esteve representado com uma equipa de 10 jogadores, dos quais 7 são estudantes do Técnico. A equipa é treinada por Pedro Adão, professor do Departamento de Engenharia Informática do Técnico.

Portugal voltou a estar representado no European Cybersecurity Challenge, que decorreu em Viena, Áustria, de 13 a 16 de setembro. A equipa composta por 10 elementos, 7 dos quais estudantes do Técnico, é orientada pelos professores Pedro Adão (Instituto Superior Técnico) e André Baptista (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto).

Esta competição é uma iniciativa da Agência Europeia para a Cibersegurança (ENISA), com o objetivo de captar e dar alento aos potenciais jovens talentos europeus nessa área, fazendo a ligação com as organizações europeias que vão precisar dessas pessoas no futuro. Pretende-se assim captar jovens para seguirem formação em segurança informática e áreas afins, que venham a contribuir para o desenvolvimento da cibersegurança num futuro próximo.

Cada país europeu que quer participar organiza uma competição nacional, de onde são selecionados os 10 melhores para integrarem a competição internacional, que agora vai acontecer.

“A falta de recursos humanos na área da cibersegurança é um problema que afeta não apenas Portugal mas todo o mundo. Uma forma de identificar e atrair jovens talentos para esta área é através de competições de cibersegurança, conhecidas como Capture the Flag (CTF), como o ECSC que colocam os participantes perante diferentes cenários e vulnerabilidades que estes poderão encontrar na sua vida profissional. Nesse sentido o Centro Nacional de Cibersegurança, o Instituto Superior Técnico, a Universidade do Porto e a AP2SI, Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança da Informação organizam desde 2019 o CyberSecurity Challenge PT que tem por objetivo selecionar os 10 representantes portugueses na competição europeia. Este ano 7 alunos do Técnico, André Mendes, Bruno Mendes, João Borges, João Rocha, Nuno Alves, Pedro Chaparro e Rafael Rodrigues, fizeram parte da equipa nacional”.