Técnico Solar Boat apresenta nova embarcação movida a hidrogénio

O São Miguel 02 é o sucessor da primeira embarcação movida a hidrogénio em Portugal. O sexto barco construído por estudantes do Técnico foi apresentado a 12 de junho, no campus Alameda do Técnico.

É mais leve, mais eficiente e mais competitivo que o seu antecessor. O São Miguel 02 (SM02), novo protótipo construído pelo núcleo Técnico Solar Boat (TSB), foi apresentado no dia 12 de junho, no Salão Nobre do campus Alameda do Instituto Superior Técnico. Sucede ao modelo São Miguel 01, a primeira embarcação movida a hidrogénio em Portugal, e tem como grande objetivo alcançar um grande resultado na competição Monaco Energy Boat Challenge, que se realiza em julho: um lugar no pódio e o prémio de inovação.

Com o novo protótipo em palco ainda tapado por um enorme pano azul, Rogério Colaço, presidente do Técnico, realçou o trabalho que o TSB e outros núcleos de estudantes fazem na Escola. “Têm uma grande importância para os estudantes que participam nos núcleos, mas também para o Técnico e para o país”, defendeu. “Isto que é feito aqui no Técnico, todos os dias, ao longo do ano, é uma formação tão importante ou mais importante que a formação escolar normal que os nossos estudantes recebem. Estes projetos dão corpo àquilo que é a matriz do Técnico e o diferencia das escolas nacionais e europeias – a formação pela prática”, reforçou.
Paulo Peças, professor-coordenador do TSB, confirma: “De cada vez que trago alguma visita ao Técnico, é maravilhoso mostrar-lhes o que os núcleos fazem. O orgulho é da Escola, é nosso, o impacto que têm na escola é significativo. O impacto que têm na rede de ensino e de investigação é cada vez mais notório”.

Miguel Gil, team leader do TSB, agradeceu a toda a equipa do projeto  – cerca de 60 membros, divididos por cinco departamentos – aos patrocinadores. Reforçando “o compromisso com a sustentabilidade”, apresentou o SM02 como “o primeiro passo para projetos ainda mais ambiciosos da equipa, no âmbito de veículos a hidrogénio – uma energia limpa e eficaz na substituição dos combustíveis fósseis”.

Foram precisas as seis mãos de Miguel Gil, Vasco Oliveira (project manager do TSB) e Guilherme Carvalho (líder de hidrogénio do TSB) para a enorme manta fosse retirada, mostrando pela primeira o novo protótipo. É o sexto que o projeto constrói desde 2015. Com uma propulsão elétrica alimentada a hidrogénio, o SM02 segue os passos do seu antecessor SM01, pegando nas inovadoras tecnologias que este apresentou em 2021 e enquadrando-as numa fórmula mais competitiva, a fim de ser um protótipo mais potente, mais eficiente e mais leve, ultimando numa embarcação mais competitiva.

Entre de 1 a 6 de julho, estará já nas água do Mónaco, no Monaco Energy Boat Challenge, a maior competição de embarcações movidas a energias renováveis do mundo, onde enfrentará equipas de diversos países em provas de velocidade, agilidade e resistência, estando a equipa confiante de alcançar as primeiras colocações.
Nesta competição, o TSB já conseguiu atingir um 2º lugar em 2019 e um 3º lugar em 2022 com as suas embarcações solares, embora nunca tenha conseguido um pódio com o seu anterior protótipo a hidrogénio. O SM01 conduziu, no entanto, a equipa a ganhar inúmeros prémios de inovação pelos seus desenvolvimentos com hidrogénio.

“O TSB vê grande potencial no hidrogénio para a mobilidade do futuro, pelo que a equipa trabalha arduamente para estar na vanguarda da inovação destas tecnologias, de modo a sermos uma referência internacional para a Indústria Náutica com os nossos desenvolvimentos”, aprofunda Miguel Gil.

O Técnico Solar Boat envolve estudantes do Técnico de vários cursos em torno da missão de desenvolver barcos autónomos, movidos a energia solar e/ou hidrogénio.