Campus e Comunidade

Tese de alumnus do Técnico distinguida pela Associação Portuguesa de Controlo Automático

A tese de mestrado de Leonardo Pedroso incide sobre algoritmos para controlo de redes de larga escala, que podem ser usados para gestão de grandes constelações de satélites.

Leonardo Pedroso, alumnus de Engenharia Aeroespacial do Instituto Superior Técnico, foi distinguido com o ‘Prémio APCA Dissertação de Mestrado 2024’ pela Associação Portuguesa de Controlo Automático (APCA). Esta distinção é concedida bienalmente pela APCA à melhor dissertação de mestrado em Controlo Automático e áreas científicas relacionadas.

“É uma grande honra ver a minha dissertação de mestrado reconhecida”, partilha o estudante, agora a realizar um doutoramento na Eindhoven University of Technology (TU/e). O trabalho laureado tem como título “Controlo descentralizado e distribuído de sistemas de grande escala com aplicação a mega-constelações de satélites em órbita terrestre baixa” e levou o alumnus a desenvolver algoritmos de controlo para redes de sistemas de grande escala, que foram validados numericamente com o controlo de posição de uma mega-constelação de satélites.

A tese foi supervisionada por Pedro Batista, professor do Técnico, tendo o trabalho sido realizado no Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa) e estando inserido, em parte, no contexto do projeto DECENTER (Controlo e Estimação Descentralizados Avançados com aplicação à Navegação de Veículos Autónomos e Gestão de Redes de Tráfego) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

“Apesar das propriedades únicas de robustez, flexibilidade e escalabilidade das redes ou sistemas de grande escala, as aplicações de elevado impacto ainda não passaram do conceito à prática – uma das razões é que os algoritmos de controlo de última geração não podem ser implementados de forma viável em larga escala”, explica Leonardo. “Os algoritmos de controlo desenvolvidos na minha tese seguem requisitos rigorosos de viabilidade em grande escala que permitem a sua aplicação, por exemplo, numa mega-constelação de milhares de satélites”, acrescenta.

Os projetos submetidos para apreciação no âmbito deste prémio da APCA são avaliados em três campos: adequação do tema, qualidade científica e técnica do trabalho e inovação.