TL Moto conquista 3.º lugar do Campeonato Nacional de Velocidade

Contornando todas as adversidades impostas pelo ano de 2020, a equipa de estudantes do Técnico destacou-se na categoria Premoto3.

A equipa do TLMoto começou o ano de 2020 em força, a preparar a mota a combustão, a TLM01i, para competir na máxima força no Campeonato Nacional de Velocidade (CNV). Tudo parecia alinhado para correr bem e adivinhava-se uma temporada promissora. O núcleo de estudantes do Técnico acabara de adquirir um motor novo da Yamaha e os membros estavam ansiosos pelo primeiro dia da competição. Tudo isto acabaria por ser posto em causa com o virar do avesso que a pandemia causou a tantas rotinas e vidas. Além de se verem impossibilitados de ir à oficina no Instituto Superior Técnico – que, entretanto, encerrou devido ao confinamento, os planos da equipa começaram a ser invadidos pela incerteza em torno da realização do CNV. Tudo acabaria por correr como previsto – apesar dos muitos esforços que tiveram que ser feitos – e a equipa além de conseguir fazer as provas, conquistou o 3.º lugar do pódio na categoria Premoto3.

Assumindo em nome do grupo de alunos do Técnico que integram e ditam o sucesso do TL Moto a satisfação com esta conquista, Diogo Vicente, líder da equipa, vinca que o percurso de 3 anos que têm feito nesta competição tem sido pautado por “uma evolução constante, e a prova está à vista de todos”.  “Em todas as provas, aprendemos algo com as outras equipas, já experientes no CNV. Contudo, conseguimos também partilhar com eles muitas ideias inovadoras, com as bases teóricas que nos são introduzidas no Instituo Superior Técnico”, vinca o aluno.

De acordo com Diogo Vicente “este 3.º lugar é o reflexo de uma consistência sem precedentes da nossa equipa”. “Pontuámos em 5 das 6 corridas, e só assim foi possível atingir o lugar no pódio. Isto foi possível graças a todos os patrocinadores que confiaram em nós este ano, não podendo deixar de salientar a maior novidade que tivemos na nossa mota, e que foi uma das principais razões para sermos mais consistentes, o motor Yamaha que a MotosVR nos cedeu para fazermos o CNV 2020”, salienta ainda o líder da equipa.

O percurso até esta vitória não foi fácil e foi feito com alguma estranheza por uma equipa já habituada às provas com público e boxes cheias de elementos da equipa e muita partilha de ideias.  Este ano além da competição ser sem público, as próprias equipas estavam limitadas a um número bastante reduzido de membros na box, mas mesmo assim o TLMoto contou sempre com o apoio fervoroso, ainda que à distância dos restantes membros da equipa e dos patrocinadores.

Diogo Vicente não tem dúvidas de que “este foi um grande ano para a equipa”. Quando o questionámos se podia ter sido ainda melhor, afirma sem hesitar que sim: “Se tivéssemos tido a possibilidade de preparar o campeonato como planeámos em dezembro de 2019, seria ainda melhor, no entanto, acho que é importante retirarmos sempre ilações positivas sobre as adversidades que ultrapassamos”, declara o aluno do Técnico. “A que retirámos deste ano é que esta pandemia nos uniu ainda mais como equipa, que nos fez lutar contra tudo e todos para atingirmos o nosso objetivo, participarmos no CNV com a melhor mota possível, e acreditamos que o objetivo foi realizado”, acrescenta o aluno.

Depois deste lugar no pódio, as expectativas para a temporada que se segue são elevadas, mas o líder não tem dúvidas de que “a equipa vai certamente corresponder às mesmas”. “Estamos, neste momento, numa transição para novos membros e nova direção e sabemos que o trabalho feito até agora ficará em boas mãos. Seguramente, iremos ter mais boas novidades sobre o TLMoto num futuro próximo”, remata Diogo Vicente.