Trabalho “made in Técnico” distinguido com menção honrosa do Prémio Inovação Jovem Engenheiro

Ana Sousa e Tiago Ribeiro são os autores do trabalho distinguido pela Ordem dos Engenheiros - região Sul.

Ana Sousa, aluna de doutoramento e investigadora do Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA), e Tiago Ribeiro, antigo aluno do Técnico, assinam o trabalho distinguido com uma das menções honrosas do Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2019. O galardão atribuído pela Ordem dos Engenheiros – região Sul distingue anualmente os autores dos melhores trabalhos de investigação elaborados por licenciados em engenharia com menos de 35 anos.

Na base desta distinção atribuída aos dois graduados do Técnico está o trabalho intitulado “Conversão de plataformas petrolíferas fixas em parques eólicos em ambiente oceânico”. “O reconhecimento faz-nos sentir gratificados, naturalmente. É, também, um incentivo para continuar a trabalhar, com a esperança de obter bons resultados, a nível profissional e académico”, assume Ana Sousa.

Na génese do trabalho distinguido está “uma necessidade da indústria”, como começa por explicar a aluna de doutoramento. “À medida que as plataformas petrolíferas chegam ao fim de vida útil é necessário proceder à sua desativação, ou prever a sua reconversão. O trabalho desenvolvido propõe a conversão de plataformas petrolíferas fixas em parques eólicos em ambiente oceânico”, realça de seguida.  Tiago Ribeiro salienta ainda que “que este trabalho se focou nos efeitos conjuntos da ação das ondas e do vento para a integridade das estruturas oceânicas fixas e na mudança que decorre da alteração da sua função, já que os parques eólicos são naturalmente muito mais suscetíveis às ações do vento”. Os dois autores do trabalho interrogaram-se acerca da forma como se pode integrar a informação adquirida, através de inferência Bayesiana, “para enriquecer os modelos de dano pertinentes e realizar análises probabilísticas que nos permitam melhor planear as inspeções às estruturas, após a alteração da sua funcionalidade”, destaca ainda o co-autor.

O trabalho permitiu, como sublinha Ana Sousa, “o estabelecimento de metodologias de cálculo para a avaliação do prolongamento da vida das plataformas petrolíferas após a sua conversão em torres eólicas. Este método de cálculo permite “implementar estratégias de manutenção preditiva neste tipo de estruturas e, cremos, ser uma ferramenta útil para a transição energética”, acrescenta Tiago Ribeiro.

A componente inovadora e “iminentemente prática” do trabalho poderão ter, na opinião de Ana Sousa,  sido determinantes na atribuição desta distinção. “A metodologia de cálculo subjacente a este trabalho foi desenvolvida com o intuito de facultar uma aplicação fácil e escalável, que será certamente atrativa para a indústria”, vinca ainda a galardoada.