Alumnus do Técnico distinguido com menção honrosa do Cor Baayen Young Researcher Award

Paulo Martins foi um dos jovens cientistas distinguidos pelo conceituado prémio atribuído pelo Consórcio Europeu de Investigação em Informática e Matemática.

O antigo aluno do Técnico, Paulo Martins, foi um dos contemplados com uma menção honrosa do Cor Baayen Young Researcher Award, atribuído pelo European Research Consortium for Informatics and Mathematics (ERCIM). O antigo aluno do Técnico, que exerce atualmente funções no Samsung R&D Institute United Kingdom, foi um dos distinguidos de entre os 13 finalistas deste galardão que reconhece anualmente o trabalho promissor desenvolvido por um jovem investigador nas áreas de informática e de matemática.

Paulo Martins começa por revelar que a distinção o deixou surpreso, uma vez que este é um “prémio bastante competitivo”. “Vejo esta menção como uma validação da minha tese doutoral e motivo de entusiasmo para trabalhos futuros”, afirma. Salientando a importância do galardão “na área da ciência da computação e matemática aplicada”, o alumnus confidencia que tem “um especial apreço por este concurso” já que o seu fundador “estimulou a investigação na área da criptografia, que é um dos meus principais interesses de investigação”.

As nomeações para o Cor Baayen Young Researcher Award são feitas por elementos pertencentes a instituições-membro do ERCIM. No caso de Paulo Martins esta partiu do INESC, mais propriamente do professor Leonel Sousa, docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) e orientador das teses de mestrado e doutoramento do alumnus. Esta ligação de vários anos, e com muito trabalho pelo meio, permitiu ao professor Leonel Sousa reconhecer “no Paulo Martins uma inteligência e uma perseverança invulgares, que a cultura de exigência e de trabalho do Técnico potenciam e realçam”.

Recordando que o antigo aluno completou “o mestrado integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no ano de 2013/14 com a nota mais elevada de entre os estudantes que terminaram este mestrado nesse ano letivo”, o docente sublinha que “a excelente qualidade do trabalho de investigação, entretanto realizado pelo Paulo Martins, é internacionalmente reconhecida”.  Por tudo isto, o professor Leonel Sousa não teve dúvidas nesta nomeação e faz saber o “orgulho e prazer” que o invadiram quando teve conhecimento da atribuição desta menção honrosa. “Desejo-lhe o maior sucesso no seu percurso profissional e faço votos para que um dia regresse à sua alma mater, o Instituto Superior Técnico”, complementa.

A admiração é recíproca como se percebe nas palavras de Paulo Martins: “tenho grande consideração pelo professor Leonel Sousa tanto a nível profissional como pessoal”.  “Foi com ele que aprendi a fazer investigação de ponta e de qualidade, pelo que a menção honrosa também lhe pertence”, declara o alumnus.

A tese de doutoramento de Paulo Martins– tida em consideração na avaliação feita pelo júri do galardão – debruça-se sobre os aspetos aritméticos da criptografia moderna. A segurança dos esquemas criptográficos baseia-se “em problemas matemáticos de difícil resolução de tal forma que um hacker só seria capaz de aceder aos nossos dados se fosse capaz de resolver problemas que se estimam durar centenas de anos a resolver”, começa por explicar Paulo Martins. “Contudo, isto resulta em operações aritméticas de grande custo computacional para proteger os dados que são transmitidos entre os nossos dispositivos e os servidores dos bancos”, complementa. Na sua dissertação de doutoramento, em conjunto com outras equipas da Universidade Sorbonne, Universidade de Surrey, Samsung, entre outros, o antigo aluno do Técnico investigou as formas ótimas de mapear estas operações nas arquiteturas computacionais modernas. “Isto resultou na publicação de mais de 20 artigos e 2 patentes”, destaca.

Este trabalho científico terá sido também determinante na atribuição desta menção honrosa, uma vez que além da qualidade das teses de doutoramento dos finalistas, os jurados analisam todas as realizações até à data da nomeação. Depois da tese, Paulo Martins continuou a colaborar com um grupo do INESC-ID – onde fez a sua tese, em projetos de investigação em criptografia aplicada que o engenheiro considera “terem contribuído de forma significativa para o cômputo geral do meu trabalho de investigação”. Além disso, o alumnus frisa que o trabalho que tem “desenvolvido na Samsung, ainda que não resulte na publicação de artigos, contribui para o uso efetivo de criptografia por milhões de pessoas”.

No Samsung R&D Institute UK, as funções exercidas pelo antigo aluno do Técnico estão relacionadas com a certificação de dispositivos como telemóveis e tablets para que possam ser usados a nível estadual, pela polícia, entre outros. “Este processo consiste em descrever os processos que garantem a segurança do dispositivo, e facilitar o teste da sua eficácia por laboratórios designados pelos países onde estas certificações tomam lugar”, esclarece o antigo aluno.  “A certificação é importante para garantir, de forma imparcial, que os dispositivos satisfazem os requisitos de segurança de diversas aplicações”, adiciona.

Para Paulo Martins a formação no Técnico “foi fundamental para a adaptação a este trabalho”.  “Julgo que me deu os alicerces necessários para ser capaz de compreender a arquitetura dos sistemas de segurança dos dispositivos da Samsung de uma forma rápida e efetiva, e de não só de os descrever de uma forma apropriada na área da certificação, mas também de os alterar quando necessário para facilitar os testes feitos pelos laboratórios”, colmata.

O ERCIM tem como objetivo, ao nível europeu, promover o trabalho colaborativo na comunidade de investigadores e aumentar a cooperação com a indústria.