ULisboa volta a destacar-se entre as melhores em mais dois rankings internacionais

A Universidade de Lisboa conquistou uma ótima classificação tanto no QS World University Ranking 2021 como no U-Multirank, dois reconhecidos rankings internacionais do Ensino Superior.

Depois da ótima classificação obtida no Center for World University Rankings (CWUR), a Universidade de Lisboa (ULisboa) volta a repetir os bons resultados em mais dois importantes rankings internacionais do Ensino Superior: o QS World University Ranking e o U-Multirank.

Naquele que é considerado um dos mais prestigiados rankings internacionais, o QS World University Ranking, a Universidade de Lisboa ocupa a 357.ª posição mundial por entre as mais de 1600 instituições de ensino superior analisadas, ocupando o 1.º lugar a nível nacional, ex aequo com a Universidade do Porto. Numa análise aos diferentes parâmetros de avaliação, verificámos que a ULisboa surge entre as 300 melhores do mundo no que toca à reputação académica – 215.º lugar a nível mundial- e posicionando-se no 345.º lugar entre as que apresentam um maior número médio de citações por docente.

Já no U-Multirank, promovido pela Comissão Europeia, a ULisboa conquistou as notas máximas – 9 “Muito Bom” e 7 “Bom”- em 16 dos 32 indicadores avaliados. É, pois, nas dimensões de Ensino e Aprendizagem, Investigação e Orientação Internacional que a Universidade obtém as classificações mais elevadas. Numa análise mais detalhada, e se nos cingirmos às áreas científicas em que o Instituto Superior Técnico atua, verificámos a ótima classificação a nível europeu em Engenharia Mecânica (1.º classificada), Matemática (3.ª classificada), Engenharia de Materiais (4.ª classificada), Engenharia do Ambiente (5.ª classificada) e ainda Engenharia Civil (9.ª classificada).

O U-Multirank vai já na sua 7.ª edição, e em 2020, avaliou 1 800 universidades de 92 países desenvolvendo uma abordagem multidimensional e inovadora, orientada para o utilizador, e distinta dos rankings tradicionais, através de uma ferramenta de análise comparativa do desempenho das instituições, designadamente ao nível do ensino e aprendizagem, investigação, transferência de conhecimento, orientação internacional e envolvimento regional. Os indicadores encontram-se distribuídos por 5 áreas de desempenho: Ensino e Aprendizagem, Investigação Transferência de Conhecimento, Orientação Internacional e Regional. A escala de avaliação tem 5 níveis que variam entre o “Muito Bom” e o “Fraco”.

Elaborado desde 2012 pela empresa de consultoria britânica Quacquarelli Symonds, o QS World University Ranking avalia instituições de ensino superior de 93 países. Para esta análise contribuem mais de 100 mil respostas de académicos e de mais de 50 mil empregadores. A classificação das instituições de ensino superior é feita de acordo com seis indicadores: a reputação académica, a reputação entre empregadores, a relação entre corpo docente e estudantes, as citações por docentes, os estudantes internacionais e os docentes internacionais.